Na próxima semana, cidades de todo o Brasil dedicam uma programação especial para comemorar o Dia Internacional de Museus através da 14ª Semana Nacional de Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa conta com a participação de quatro museus jaraguaenses e do museu de Corupá, além de outras mais de 1,2 mil instituições pelo país. A temporada cultural, que ocorre entre os dias 16 a 22, motivou cada espaço a elaborar trabalhos mostrando a relação entre museus e paisagens culturais a fim de reforçar o papel sociocultural das instituições. Visitas mediadas, palestras, oficinas, estão entre as atividades que podem ser exercidas para preservar a memória. Através o tema proposto, o Ibram acredita que essa seja uma ocasião essencial para fortalecer os laços e atuações dos museus e suas paisagens culturais, e com a população. Confira a programação: museu da weg

Museu WEG O Museu WEG de Ciência e Tecnologia preparou a ação educativa “Histórias e Culturas de Jaraguá do Sul”, onde os visitantes poderão conhecer sobre a herança cultural da região, que será contada de uma forma interativa envolvendo maquete, jogo de cartas e jogo de tabuleiro. A iniciativa, que ocorre entre os dias 17 a 20, é voltada para os estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. As escolas devem fazer o agendamento pelo site www.museuweg.net/contato/agendamento.

1 emilio da silva Museu Emílio da Silva O local preparou uma exposição temporária com os alunos do Colégio Marista São Luís. No dia 17, ocorre a mesa-redonda “Museus - Paisagem Cultural do Rio da Luz”, com o seguinte as palestras: “A importância da preservação como parte da memória cultural de um povo”, com a historiadora Silvia Kita, “Núcleo colonial Rio da Luz, um espaço de memória, resgate e sustentabilidade”, com Lidia Mattedi Pacheco, “Paisagem Cultural dos Roteiros Nacionais de Imigração e, mais especificamente, do Rio da Luz”, com Dalmo Vieira Filho, arquiteto e integrante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e “Ações de planejamento urbano para o Rio da Luz”, com Juliana Reu Junqueira, gerente de Integração da Política Urbana e Ambiental do Instituto Jourdan. No encerramento, sábado (21), haverá apresentações folclóricas na Praça Ângelo Piazera. 4 malwee Museu Wolfgang Weege Os colaboradores do Grupo Malwee participaram de um concurso fotográfico com o tema “#MeuOlharParqueMalwee”. Dez fotos foram selecionadas e compõem a exposição que pode ser visitada do dia 15 a 22. O horário de visitação é das 10h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3376-0114. 2 corupá Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner A fim de recontar as mudanças na paisagem cultural do local, o museu recebe a exposição fotográfica “Seminário de Corupá: O ontem e hoje de uma Paisagem Cultural”. Ela é formada por cerca de 50 fotos, do acervo próprio, que evidenciam modificações das paisagens do Seminário de Corupá desde a década de 1930 até os anos 2000. A visitação durante a semana deve ser agendada através do telefone 3375-1194 e aos domingos o local está aberto das 12h30 às 17 horas. 3 - museu da paz Museu da Paz Alunos de Jaraguá do Sul e Corupá fizeram pesquisas com relação às paisagens culturais relacionadas ao Museu, expedicionários e monumentos, e os resultados serão mostrados em três etapas: mostra de trabalhos, mesa-redonda e comunicações orais. A mostra tem abertura programada para segunda-feira (16). Na quarta (18), a mostra estará em frente ao Museu da Paz e contará com a monitoria dos alunos. As apresentações ocorrem das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Já na quinta (19), ocorre a mesa-redonda do seminário “Museu da Paz e suas Paisagens Culturais”, em dois turnos, com participação dos professores. As escolas interessadas devem agendar a participação até segunda-feira (16) pelo telefone 2106-8719.