Os hábitos saudáveis são ótimos aliados na hora de prevenir doenças. Por isso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer está lançando mais uma campanha de conscientização, chamada "Preciso Viver".

A ação vai se estender durante o mês de abril em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado na próxima segunda-feira (8). Esta é a segunda edição da campanha, que busca enfatizar a importância de manter a saúde do paciente oncológico e de ter qualidade de vida.

Em Jaraguá do Sul, a divulgação começa neste sábado (6), na Praça Ângelo Piazera. Das 9h às 13h, voluntárias da Rede Feminina estarão distribuindo folhetos e falando sobre como manter uma rotina de exercícios e alimentação saudável. O público também poderá participar de um quiz - jogo de perguntas e respostas.

Ao longo do mês, a entidade fará palestras em postos de saúde e academias. Os horários e datas ainda estão sendo definidos. Na escola estadual Holando Marcellino Gonçalves, as turmas do terceiro ano do ensino médio farão um concurso de redação abordando o tema da campanha.

De acordo com a coordenadora do programa de prevenção da Rede Feminina de Jaraguá, Emília Alquini, as pessoas estão mais preocupadas e com diversos questionamentos sobre exames preventivos e outros cuidados que ajudam a evitar o câncer.

Este sábado (6) também é dia de lançar a campanha em Guaramirim. A entidade estará na feira de artesanato que acontece na Praça Cantalício Érico Flores, no Centro, entre 9h e 13h. Na segunda-feira (8), a Rede começa o cronograma de visitas pelos postos de saúde da cidade.

Os primeiros a serem visitados serão os dos bairros Imigrantes, Corticeira e Centro. As voluntárias de Guaramirim ainda vão entregar informativos sobre como manter hábitos saudáveis em diversos pontos do município. Cartazes serão colocados em laboratórios, no hospital e unidades de saúde.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2018 foram mais de 300 mil casos novos da doença em homens e 282 mil em mulheres no Brasil. Entre elas, o câncer de mama representa 29,5% dos casos. Já entre os eles, o de próstata é o que registra mais incidência, com 31,7% do total.

 

Cuidados que podem prevenir a doença

O Ministério da Saúde e o Inca indicam que uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e ter hábitos saudáveis, como não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas exageradamente, são fatores essenciais para afastar o risco da doença. Veja outras dicas:

  • Manter um peso corporal adequado;
  • Praticar atividades físicas;
  • Manter uma alimentação saudável, evitando industrializados;
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero;
  • Homens devem fazer exame de próstata a partir dos 45 anos;
  • Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se vacinar contra o HPV;
  • Pessoas de todas as idades precisam tomar a vacina da hepatite B;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?