Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de Santa Catarina a integrar o projeto Conecta 5G, lançado nesta quinta-feira (16) pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério das Comunicações.

O evento de lançamento foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.

 

 

O projeto é resultado de um convênio entre a ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, e prevê testes práticos do uso de mobiliário urbano (luminárias inteligentes) com antenas 5G integradas.

Além de Jaraguá do Sul, outros quatro municípios participarão da primeira fase do Conecta 5G: Curitiba (PR), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE) e Araguaína (TO).

Nesta etapa, o projeto terá duração de 36 meses e serão investidos R$ 10,3 milhões, sendo R$ 10 milhões da ABDI e o restante de contrapartida.

O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo de Arruda, representaram o município no evento.

Momento histórico

“É um momento histórico que marca, mais uma vez, o pioneirismo de Jaraguá do Sul e traz a expectativa de um salto importante para que a cidade e região avancem ainda mais em um modelo de desenvolvimento sustentável, apoiada em tecnologia inovadora como é o 5G”, disse Leigue.

O presidente da Acijs reitera que a inclusão do município em um projeto nacional é resultado do trabalho articulado, que é uma característica de Jaraguá do Sul.

“É uma tradição da entidade se envolver com temas que transpassam o ambiente econômico, mas que dizem respeito ao desenvolvimento de uma cidade com mais qualidade para todos. Com a inclusão digital não seria diferente, e a partir desta nova frente há um esforço para alcançarmos um conceito como cidade inteligente nas soluções que envolvam tecnologias, não só nas áreas públicas como no suporte ao desenvolvimento de negócios”, afirmou.

Ele destaca a atuação que a Acijs já vinha tendo desde agosto do ano passado junto aos órgãos federais e instituições como a ABDI para que a cidade fosse inserida em projetos e em testes para a aplicação do 5G.

Desde então, com participações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e de entidades como o Novale Hub, a Acijs apresentou à ABDI uma proposta de políticas públicas apoiadas no conceito “Smart City”, em que também constava a criação do Sandbox Regulatório.

Outro fator que contribuiu para que a cidade integrasse um projeto nacional foi a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do Sandbox Regulatório, que permite ao município oferecer ambiente de testes a empresas em projetos de inovação.

Sobre o Conecta 5G

A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios.

Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Além disso, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.

O Conecta 5G oferece uma solução para a instalação dessa infraestrutura habilitadora, para permitir o processo de transformação digital de municípios e do setor produtivo.

Desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu exclusivamente para ser testada neste projeto, a luminária inteligente contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

A vantagem é que a gestão da iluminação pública é municipal, e as prefeituras dispõem de recursos para adquirir novas luminárias (inclusive inteligentes). Os testes serão realizados nas faixas de 3.7; 3.8; 27.5; e de 27.9 GHz (gigahertz) da tecnologia 5G.

Com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, os municípios poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e oferecer conectividade rápida para a população.

Além disso, as prefeituras poderão gerar receitas acessórias, alugando suas antenas, dentro das luminárias, para as operadoras de telefonia móvel.

As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 quanto para o processo de transformação de municípios rumo às Cidades Inteligentes.