A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma capacitação voltada aos servidores da Saúde sobre o uso de testes rápidos de Covid-19. O objetivo é acompanhar e orientar as Unidades de Saúde na descentralização da testagem da Covid.

Desde o dia 1º deste mês os pacientes com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 recebem o atendimento clínico necessário na UBSs e, caso haja necessidade, faz no posto mesmo o teste. Segundo a gerente da Atenção Básica, Milena de Lima Machado.

“A integração entre a vigilância epidemiológica e a atenção Primária é extremamente necessária para qualificar a assistência ofertada às pessoas, famílias e comunidades em seu território. Fortalecendo, assim, o cuidado integrado, especialmente aqui se tratando do contexto da expansão dos testes Covid em nossas Unidades de Saúde”.

A Vigilância Epidemiológica acompanhou a descentralização da testagem Covid para as UBSs e de acordo com o supervisor do setor de Epidemiologia, Geovani Carvalho Lombardi, o objetivo é orientar quanto ao procedimento da coleta do teste bem como a realização das notificações e envio de informações para o setor de Epidemiologia e ao Ministério da Saúde.

"Após o teste existe todo um registro que precisa ser feito junto aos órgãos competentes. Essas informações pós-teste são de extrema importância para o setor de Epidemiologia, pois nos permitem acompanhar o perfil epidemiológico da doença no município, direcionando as melhores estratégias para o seu controle”.

A secretária interina de Saúde, Fabiana Conrado, reforça que a intenção é agilizar este processo de atendimento. Desde 1º de setembro a UAPS passou a atender somente os casos encaminhados pelo Pronto Socorro, conforme a classificação de Manchester (azul para não urgente e verde para pouco urgente) e não ofertará mais testes de Covid-19.

As UBSs atendem sintomas gripais e suspeitas de Covid-19 de segunda a sexta feira. Nos fins de semana, os pacientes que precisarem de atendimento devem procurar o PS do hospital São José. Estes pacientes são atendidos como clínica normal e, havendo necessidade de realizar teste de Covid, deve procurar a UBS do seu bairro na segunda feira.