A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) contratou, nesta semana, 12 educadores culturais, dos quais três de Teatro, um de Artes Visuais, três de dança e cinco de música, selecionados pelo Edital de Chamamento 003/2021/Secel.

Todos atuarão no Programa Bolsa Técnico Cultural, que ainda oferece vagas. Os interessados devem mandar e-mail para bolsacultural@jaraguadosul.sc.gov.br, informando nome completo, idade, modalidade pretendida, bairro de residência e número de telefone. Feito isso, os técnicos da secretaria entrarão em contato para informar o local e data de início das oficinas.

O edital chamou a atenção de 25 educadores, alguns de outros estados, conforme explica a supervisora de projetos culturais, Dionara Radunz Bard. Além de mais professores, o novo edital ampliou as modalidades de cursos ofertados.

Nas artes visuais, os alunos poderão participar de cursos de desenho e pintura. Na dança, além de dança contemporânea e de salão, outras opções são balé clássico e danças urbanas. Na modalidade de música, as opções são violão, violino, ukulelê, flauta doce, canto coral, técnica vocal e musicalização infantil. Para o teatro são três as categorias: infantil, juvenil e adulto.

Desde a sua criação, em 2018, a iniciativa vem recebendo incremento, melhorias e ajustes, beneficiando cerca de 3,2 mil alunos com aulas de dança, música e teatro.

“Nosso programa cresceu e se consolidou. Temos que zelar para que a população tenha acesso a cursos de qualidade. Há muitos talentos culturais aguardando uma oportunidade para serem revelados e lapidados. Esse é um dos pilares do programa, além de atuar como ferramenta de alívio das tensões diárias em atividades prazerosas como a música, dança, teatro e artes visuais”, explicou a secretária Natália Lúcia Petry.

O gerente de Cultura, Antônio Marcos da Silva, falou da satisfação de ter uma equipe tão qualificada e que o programa é muito importante para o fomento da cultura no município. Na ocasião da assinatura dos contratos, o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, disse que quer oferecer aos professores condições para o desenvolvimento de aulas com a melhor qualidade possível.

“Buscamos contratar professores com excelente nível técnico e reconhecidos em suas áreas de atuação. Agora, pretendemos oferecer os melhores espaços, logística e estrutura para o suporte do Programa", disse Antônio.

A seleção dos educadores seguiu critérios rigorosos e levou em consideração a formação acadêmica, certificações em cursos, premiações em festivais, participação em eventos, experiência artística e como educador. Além disso, os candidatos apresentaram uma aula demonstrativa à comissão de avaliação que observou a didática e o planejamento/plano de aula, com pontuação nos objetivos, domínio de conteúdo, postura, clareza e objetividade, uso adequado dos recursos didáticos, ilustração com exemplos pertinentes, organização sequencial, uso de estratégia de avaliação e conclusão.

Profissionais contratados:

* Teatro: Thaysa Petry Lisbôa, Andersom Leandro dos Santos Secco e Fabiano Fernando Hansch;
* Artes Visuais: Jeanine Leila Meros;
* Dança: Egberto (Beto) de Oliveira Saurini, Elisse Gonçalves de Ornelas e Stela Cristina Gomes Silva
* Música: Adriana Mees Loose, Williams Silva de Oliveira, Luana Moína Gums, Betina Hardt e Elenice Piäotquewicz Tomio.