Jaraguá do Sul contabiliza mais de 90 quilômetros em ciclovias e ciclofaixas

Foto Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

26/02/2021 - 11:02 - Atualizada em: 26/02/2021 - 11:08

Jaraguá do Sul possui 85,9 quilômetros de ciclofaixas e 8,2 quilômetros de ciclovias, ao todo são mais de 94 quilômetros para uso dos ciclistas.

Num período de quatro anos, foram entregues 22 quilômetros de ciclofaixas e 2,3 de ciclovias.

Os investimentos feitos fazem parte do Estudo do Sistema Cicloviário de Jaraguá.

O Sistema considera que a construção de ciclovias e ciclofaixas surge como uma alternativa que vai além do lazer, sendo também um meio de transporte barato e saudável.

Entre as principais ruas atendidas até agora, o diretor de trânsito, Gildo Martins de Andrade Filho, cita a Via Verde, Ciclo via do Trabalhador, Max Wilhelm, Benildo Zanin, Jorge Frederico Augusto Karsten, Waldemar Rau, Erwin Rux, Bertha Weege, Walter Marquardt.

De acordo Andrade, as ruas João Planincheck, Bernardo Grubba, Amandus Rengel, Helmuth Manske e Augusto Schwarz completam a lista de expansão de ciclofaixas e ciclovias.

“Se considerarmos todas as vias previstas dá algo em torno de 40 quilômetros a mais”, reforça.

O secretário de planejamento e urbanismo, Eduardo Bertoldi vê de forma muito positiva este avanço significativo em extensão de ciclovias e ciclofaixas em Jaraguá do Sul.

“São uma alternativa importante em relação à mobilidade urbana no município. Isso agrega uma série de fatores, como uma população mais saudável, fluidez no trânsito, geração de menos poluentes, e menos estresse”, salienta.

Com informações de assessoria de imprensa.