Vídeo: Jaraguá do Sul atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados para adultos com Covid-19

Por: Elissandro Sutil

09/07/2020 - 15:07 - Atualizada em: 09/07/2020 - 16:43

Na tarde desta quinta-feira (9), Jaraguá do Sul passou de 80% para 100% de ocupação nos leitos de UTI habilitados para tratar adultos com a Covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Alceu Moretti.

O município conta com dez leitos para adultos e dez para crianças vinculados ao coronavírus. Os infantis tinham 10% de ocupação até a tarde de quarta (8).

Segundo o secretário, além de pacientes locais, os hospitais de Jaraguá recebem pessoas de outras cidades para serem internadas aqui, o que contribuiu para a taxa de ocupação chegar ao total.

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

“Temos pacientes de fora até da região do Vale do Itapocu. O cenário passa a ser crítico, considerando que estamos na quarta semana consecutiva de aumento no número de casos e a regulação de novos leitos de UTI depende do Estado”, enfatiza Moretti.

No boletim municipal mais atual sobre a pandemia, divulgado na quarta-feira (8), três casos confirmados e dois suspeitos estavam na UTI.

A rede hospitalar de Jaraguá também tinha três pacientes de outros municípios nos leitos destinados à Covid-19. Internados na enfermaria eram dez, somando os confirmados e suspeitos.

População precisa colaborar

O secretário de Saúde reforça que esta é a fase mais importante no combate ao coronavírus.

“Neste momento precisamos da conscientização da população. A situação dos hospitais pode mudar em minutos. Um morador jaraguaense pode precisar de UTI, ser encaminhado para outra cidade e a família não conseguir acompanhar também”, aponta.

Moretti observa que os jovens não estão colaborando com o isolamento social, considerando as aglomerações que estão sendo registradas na cidade.

“Por ele, o vírus pode contaminar os pais e avós, por exemplo. Não queremos chegar ao caos e ter que fechar mais coisas, não é bom para ninguém”, considera.

O atendimento no Pama e a Central de Orientação sobre o Coronavírus também estão crescendo.

Conforme o secretário, isso reforça que o vírus está circulando de maneira mais intensa na cidade. Na quarta, foram confirmados mais 21 casos, o que subiu o total na cidade para 440.

Assista à entrevista completa

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul