O setor de imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que ainda estão disponíveis em torno de 6 mil doses da vacina contra a influenza (gripe) nas unidades básicas de saúde (UBS) do Município.
De acordo com a supervisora de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Kneip em relação à cobertura vacinal, de forma geral, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde foram atingidas.
“Tivemos em torno de 92,8% de adesão dos munícipes nesta campanha. Claro, que não de forma homogênea”, observou.
Entre os grupos prioritários imunizados, segundo Ana, crianças e gestantes tiveram a menor taxa de adesão ficando em torno de 63% cada um. Os trabalhadores de saúde esse índice foi de 140,7%; puérperas 136%, adultos ficaram entre 55% a 73% e idosos 125,5%.
Ana destaca ainda que apesar da quantidade de doses ainda disponíveis na rede municipal da saúde, a procura ainda é baixa.
“O movimento nos postos nos últimos dias tem sido bem tranquilo nesse sentido. É muito importante quem não se vacinou ainda se prevenir porque agora, nesse período de inverno as infecções respiratórias têm essa tendência de aumentar”, observou.
“É bom salientar que a vacina da gripe não previne contra o vírus da covid-19, mas ela serve como diferencial na questão de avaliação de tratamento, de diagnóstico”, explica a supervisora.
Neste momento, qualquer pessoa, independente de faixa etária ou se integra ou não os grupos prioritários, pode se dirigir aos postos de saúde com salas de vacina para imunizar contra a gripe.
“Lembrando que crianças e adolescentes serão vacinados somente se portarem a carteirinha de saúde. Já para os demais munícipes será exigida apenas a carteira de identidade para atendimento”, comenta Ana.
Dados até 6 de julho.
Com informações da assessoria de imprensa
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul