Jaraguá do Sul agora conta com consulado da Hungria para dar suporte a descendentes

Cultura húngara está enraizada na história de Jaraguá do Sul | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

11/10/2018 - 05:10 - Atualizada em: 19/10/2018 - 15:45

Jaraguá do Sul se consolidou como o único município, fora as capitais dos estados brasileiros, a ter um Consulado Honorário da Hungria no país.

Nesta quarta-feira (10) cônsul geral Szilárd Teleki esteve na cidade para a abertura do consulado, comandado pelo cônsul Amauri Francisco Steinmacher, jaraguaense, nascido no bairro Garibaldi e descendente de húngaros por parte de mãe e de pai.

A cidade concentra a segunda maior colônia de húngaros do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Os primeiros imigrantes chegaram por aqui em 1891.

Desde 1996, o município também conta com uma Associação Húngara que promove eventos como café e noite das sopas, além de manter um grupo folclórico e dar assistência aos descendentes que desejam tirar a cidadania húngara.

De acordo com o cônsul, o governo da Hungria já vem contemplando a comunidade jaraguaense com ações como o envio de bolsistas para ensinar o idioma húngaro, fundamental para quem quer ter a cidadania.

“O objetivo do governo é estar mais próximo de nós, por isso agora existe um consulado além do de Florianópolis no estado. O nosso vai abranger as cidades do Norte catarinense”, explica Steinmacher.

Incentivar relações

Uma das principais atividades do consulado, conforme o representante, é desenvolver e incentivar as relações comerciais e culturais entre a Hungria e Jaraguá do Sul.

Esta missão engloba ainda a área científica e tecnológica, facilitando os intercâmbios e bolsas de estudos. “Vamos fazer essa conexão entre as empresas e o poder público”, comenta.

Entidade vai auxiliar descendentes de húngaros | Foto Eduardo Montecino/OCP News

O consulado ainda irá atuar como um cartório para autenticar documentos, promover eventos e dar apoio e orientações para quem está indo para Hungria ou fará intercâmbio aqui.

Os passaportes continuam sendo emitidos apenas no consulado geral, localizado em São Paulo. Os encaminhamentos são feitos pela Associação Húngara de Jaraguá.

O consulado está localizado na rua Martim Stahl, 638, no bairro Vila Nova.

História de colonização

Steinmacher recorda que em 1891, chegaram cerca de 800 húngaros na cidade, formando umas 200 famílias.

“Hoje, estimamos que sejam aproximadamente 15 mil descendentes, mas muito deles se mudaram para outras cidades. Não temos um levantamento exato”, aponta o cônsul.

Os primeiros imigrantes húngaros se instalaram na região onde hoje fica o bairro Garibaldi. Entre as características da etnia que permanecem nos jaraguaenses, o cônsul destaca o trabalho, dedicação, religiosidade e culinária, com pratos bem conhecimentos como o strudel de queijinho.

Quer receber as notícias no WhatsApp?