Jaraguá do Sul agora conta com a Rede Municipal da Saúde do Homem

Rede de Saúde do Homem fica na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, nº 311 | Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Elissandro Sutil

01/12/2020 - 05:12 - Atualizada em: 30/11/2020 - 16:56

A pandemia do coronavírus impediu que grandes eventos fossem realizados em prol da campanha Novembro Azul neste ano, mas o recado da ação seguiu firme pelas redes sociais e palestras internas realizadas em empresas e instituições.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma, e tem expectativa de 65.840 mil casos novos em 2020 segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Para ter mais um aliado no combate às doenças que mais atingem os homens, no último mês, foi confirmada em assembleia a criação da Rede Municipal da Saúde do Homem.

Jaraguá do Sul já é sede da Rede Nacional do Homem, que funciona no antigo depósito da empresa Breithaupt, em frente ao Giassi. O local também abrigará a entidade municipal.

O presidente da nova Rede é o ex-prefeito, farmacêutico e bioquímico, Irineu Pasold. Segundo ele, a entidade está em fase de estruturação.

“Vamos trabalhar o ano todo com orientações, palestras, viabilizar exames e buscar a conscientização do homem”, destaca.

Importância da prevenção

O câncer de próstata é a doença é a mais lembrada durante o Novembro Azul, no entanto, ela não é a única que acomete os homens e merece atenção.

De acordo com o urologista Raphael Lahr, a prevenção e o cuidado com a saúde masculina devem ser contínuos.

Neste quesito, ele avalia que de modo geral, os homens da região têm procurado mais a ajuda médica. “Muitas vezes por influência das companheiras e pela divulgação da campanha também”, comenta.

Lahr alerta que o câncer de próstata não apresenta muitos sintomas nas fases iniciais, por isso a importância de manter um acompanhamento médico com regularidade.

“Em estágios avançados, o homem terá dificuldade para urinar, dor óssea, ou quando mais grave, infecção generalizada e insuficiência renal”, aponta.

Outras doenças que envolvem a próstata e sistema urinário são a hiperplasia benigna, câncer de bexiga, tumor de testículo, câncer no rim e prostatite, por exemplo.

Fatores que aumentam o risco do câncer de próstata

  • A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos
  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias
  • Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado
  • Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata

Detecção precoce

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar um tratamento mais eficaz.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior risco de ter a doença.

No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Tratamento

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos.

Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados.

Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.

 

Telegram Jaraguá do Sul