Jaraguá do Sul 144 anos: conheça as ações que colocaram a cidade na dianteira do combate à Covid-19

Por: Elissandro Sutil

25/07/2020 - 00:07

Jaraguá do Sul está sempre na dianteira dos melhores índices de Santa Catarina e do Brasil.

É uma das cidades mais seguras para se viver, uma das com a melhor educação, estamos entre as mais desenvolvidas economicamente e tem ainda outros atributos que a colocam na dianteira do desenvolvimento no país.

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus afetou todas as áreas e exigiu respostas rápidas de adaptação para que os danos a longo prazo sejam os menores possíveis.

Esse impulso quase forçado mostrou mais uma vez que o município não titubeia quando o assunto é desenvolver iniciativas inteligentes e focadas no bem-estar de toda a população.

A seguir, listamos algumas das ações que coloca colocam Jaraguá do Sul na dianteira do combate à Covid-19. Confira!

Primeira cidade do Brasil a desinfetar ambientes públicos

Em março, no início da pandemia, Jaraguá do Sul foi a primeira cidade do país a investir na sanitização de ambientes públicos como estratégia para combater o coronavírus.

A medida visa diminuir a circulação de microrganismos críticos para saúde pública, como fungos, bactérias e alguns vírus, como o causador da Covid-19.

Foto Divulgação

O processo é o mesmo que parte da Europa adotou. O produto utilizado não faz mal à saúde e após 15 minutos da aplicação, as pessoas podem voltar a usar os espaços sanitizados.

Desde as primeiras aplicações, a lista de locais escolhidos para serem desinfetados aumentou e mais espaços passam por este processo de higienização que ajuda a reduzir a disseminação da doença no município.

Educação on-line de primeira qualidade

Professores, alunos e equipe técnica da rede municipal de ensino reinventaram a escola a partir de março, com a pandemia de coronavírus.

Com o cancelamento das aulas presenciais, toda a questão pedagógica passou a ser desenvolvida por meio remoto, utilizando uma ferramenta digital chamada Google Classroom.

Uma força-tarefa foi montada para a criação de 955 salas virtuais que atendem quase 21 mil alunos. Aos professores cabem as publicações diárias, aplicação de novos conteúdos, tarefas, trabalhos e provas.

A Secretaria da Educação e seus técnicos de tecnologia da informação, desenvolveu robôs digitais multitarefas que vasculham as salas em tempo real e fornecem relatórios dos problemas encontrados, o que facilita na atuação corretiva com rapidez.

Menino acessa conteúdo online no notebook

Foto Áurea Arendartchuk/OCP News

A secretaria forneceu ainda chip com internet para cerca de 500 famílias que apresentavam dificuldades de acesso à tecnologia. Também ofertou aparelhos telefônicos de celular e tablets aos alunos carentes.

Técnicos de informática se deslocaram a algumas residências para resolver os problemas de acesso.

Tudo isso para manter o ensino de qualidade que sempre destacou o município em todo o país.

Sistema inédito na região de Semáforo da Covid-19

Jaraguá do Sul adotou recentemente o Semáforo Covid-19, um sistema que se baseia em todas as informações que envolvem a pandemia, como número de casos, número de pacientes em tratamento, disponibilidade de leitos e, sobretudo, nos índices de propagação da doença.

O Semáforo Covid-19 é um painel, com quatro níveis de cores: verde, amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto).

Esse monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde.

Dentro desses critérios são avaliados nove indicadores, que incluem, por exemplo, número de novos casos de covid-19, de óbitos e taxa de ocupação nos leitos de UTI.

Foto Divulgação

Com isso, o município faz um retrato da situação para que a população veja de forma clara em que nível a cidade se encontra. Para cada um dos níveis, são apontadas quais as medidas de controle que precisam ser adotadas.

Este sistema, inédito na região, ajudará o município a desenvolver medidas mais eficazes do controle da pandemia e combate ao coronavírus.

Telemedicina para acompanhamento e prevenção

Desde a implantação da Central de Orientação sobre o Coronavírus em Jaraguá do Sul, mais de cinco mil ligações já foram recebidas.

A ferramenta é um canal de comunicação para todas as pessoas que apresentarem os sintomas da doença ou que tiverem dúvidas. O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença.

No 0800 a pessoa segue para o teleatendimento médico e, em caso de necessidade, é encaminhada para atendimento presencial no Pama do bairro Czerniewicz, referência para casos suspeitos do coronavírus.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

Os atendentes do 0800, num total de seis profissionais e mais sete médicos, fazem todo o processo, inclusive a solicitação de exame para confirmação da doença.

Isso evita que as pessoas saiam de casa sem necessidade e fiquem em filas de espera, o que aumenta o risco de contaminação.

O 0800-643-8089 funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7h30 às 18 horas.

Os cidadãos também podem entrar em contato pelos telefones (47) 2106-8448, (47) 2106-8433, (47) 2106-8285, (47) 2106-8443.

Solidariedade típica jaraguaenses

A pandemia trouxe uma realidade de incertezas para todo mundo, mas especialmente para aqueles que já viviam em situação de vulnerabilidade.

Para apoiar estas pessoas, diversas campanhas solidárias foram e ainda são organizadas, garantindo a arrecadação de mantimentos básicos para alimentação, higiene, artigos de frio e outros.

Uma das principais ferramentas encontradas para divulgar estas ações foram as lives. Promovidas por artistas locais de todos os gêneros musicais, estas transmissões ao vivo cumprem a missão de entreter durante o período de isolamento social e também o de ajudar ao próximo, incentivando doações.

Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

A campanha Jaraguá Mais Solidária, por exemplo, arrecadou 2,5 toneladas de alimentos e materiais de limpeza. As cestas montadas com os itens doados foram distribuídas para entidades assistenciais que realizaram as entregas para as famílias necessitadas.

Ações como estas mostram que mesmo nos momentos de dificuldade, o espírito solidário do jaraguaenses está sempre pronto para contribuir.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul