Jangada envolve pais e professores na discussão sobre relações virtuais e cyberbullying

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/10/2017 - 19:10 - Atualizada em: 30/10/2017 - 19:31

Tecnologia, informações e seus riscos

No dia 25 de outubro, o Instituto Educacional Jangada promoveu encontro de pais e professores, com a presença da renomada palestrante doutora Sandra Tomazi Weber, advogada e membro da empresa Peck Sleiman Edu, onde ampliamos, juntos, os conhecimentos sobre Cyber Security – Tecnologia, Informações e seus riscos. Das relações por Whatsapp ao combate ao cyberbullying.

Não há dúvidas de que esse é um assunto que deve ser tratado pela sociedade de forma constantemente atualizada visto à demanda de situações presentes no cotidiano das escolas e das famílias. Motivo pelo qual nossa instituição faz considerável investimento para que a reflexão acerca desse tema seja completa.

Crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo conectados. Deixá-los terem acesso às novas tecnologias, desde que bem gerenciadas, com regras claras e acompanhamento traz comprovados benefícios, entretanto, os pais estão aprendendo a lidar com a necessidade de limites que o uso desse meio exige.

Apesar de a internet oferecer informações relevantes que ajudam na formação dos estudantes, os crimes virtuais, cyberbullying, acesso a conteúdos impróprios e a exposição indevida da criança e do adolescente na rede são corriqueiros e devem ser motivo de estudo e construção entre família e escola.

Nosso encontro discutiu orientações para o uso ético, legal, seguro e saudável dos dispositivos digitais.

Crianças cada vez mais conectadas exigem mais e professores mais atentos | Foto Reprodução/OCP

Como é bom conhecer e valorizar nossa cidade!

Conhecer nossa própria história e saber como se deu essa construção é o melhor caminho para conhecer e entender outras culturas. Ao conhecer a cultura de nossa cidade, a formação dos bairros, compreendemos a importância de mantê-la viva, valorizando nossas características, sem deixar de evoluir com o novo e se torna fácil se conectar com nosso patrimônio histórico.

Ao visitar o Museu da Paz, descobrimos que o bairro centro, em Jaraguá do Sul, se estabeleceu onde é, devido à construção da estação ferroviária, inaugurada em 1910. Entretanto, o município passou a se expandir muito rapidamente, ao mesmo tempo em que o número de produtos e mercadorias que transitavam pela estação também se ampliavam. Como consequência, em 1943, um novo prédio, maior e mais moderno, foi construído, a fim de acompanhar e suprir a intensa demanda de comércio da região. Atualmente, o primeiro prédio da estação ferroviária abriga a Biblioteca Municipal e, no segundo, está localizado o Museu da Paz. Nessa mesma visita, também aproveitamos para apreciar o acervo do museu, ampliando nosso conhecimento sobre a Segunda Guerra Mundial.

Já o Museu Emílio da Silva com salas temáticas com objetos, fotografias e materiais diversos, possibilitou uma viagem no tempo, oportunizando entender um pouco mais sobre a história da cidade, a presença dos imigrantes e sua colonização.

Conhecer nossas raízes e entender o presente. Ao visitar a Prefeitura de Jaraguá do Sul, em conversa com Luís Fernando Marcolla, sobre o planejamento urbano de nossa cidade, conhecemos os projetos que visam o crescimento e desenvolvimento da cidade de forma sustentável, em consonância com a preservação do meio ambiente.

Também dialogamos com nosso prefeito Antídio Lunelli, buscando saber como é administrar as necessidades distintas de cada bairro. Ele relatou que é complexo, visto que é necessário administrar opiniões totalmente diferentes de modo imparcial, sempre buscando o crescimento de Jaraguá do Sul, pelos melhores meios.

Temos orgulho da trajetória de nossa cidade!

Professora Edir e alunos do 3º ano – 2 Matutino – Ensino Fundamental

LEIA MAIS

CONHEÇA O UNIVERSO JANGADA:

– No mês dedicado à infância, alunos do Jangada dizem o que é SER CRIANÇA

– Estudantes do Jangada defendem que “quem não se comunica se trumbica”

– Explorar, descobrir e aprender! Lições rotineiras que ajudam no desenvolvimento infantil

– Nas entranhas da Terra, dança na escola e sucesso no esporte: boas práticas no Jangada

– Laboratório de reprodução assistida e produção textual em destaque no Jangada

– Lições sobre sustentabilidade e novas culturas ganham espaço no Jangada

– Hábitos alimentares, arte usando o pontilhismo e muito mais no Jangada

– No Jangada, enquanto uma turma passeia pela história, outra pavimenta o futuro

– Jangada: Feira do Livro deixa rastro de sabedoria e revela talentos também na declamação

– Como exercer a solidariedade, artes cênicas, pais… isso tudo e muito mais no Jangada

– Estudando, brincando, lendo, criando… a dinâmica do aprendizado no Jangada

– Instituto Educacional Jangada: Compartilhando a diversidade de ensinamentos

– Instituto Educacional Jangada: compartilhando conhecimentos com a comunidade

 

*Acesse à página no Facebook: Instituto Educacional Jangada – @IEJangada