Investimento superior a R$ 20 milhões busca reforçar segurança no trânsito de Blumenau

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

20/09/2019 - 18:09 - Atualizada em: 20/09/2019 - 18:16

Garantir mais mobilidade e a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Esse é o objetivo do Plano de Segurança Viária apresentado nesta sexta-feira (20) pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido). Com o conceito Vision Zero, projeto de origem sueca cuja premissa é de que nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável, a proposta busca ampliar a gestão do tráfego urbano, otimizando o controle e reduzindo o número de acidentes.

Em 2018, ocorreram 2.849 acidentes em Blumenau, quase 50% deles (1.399) com vítimas. Nos últimos dez anos, foram quase 40 mil acidentes e mais de 330 vítimas fatais. No período, o número de veículos registrados no município dobrou para 265,8 mil. Entre as medidas detalhadas por Hildebrandt, estão investimentos de mais de R$ 20 milhões, que incluem a implantação de centrais e sistemas de monitoramento, aquisição de equipamentos e adequações na infraestrutura viária.

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Para melhorar as condições de trafegabilidade, Blumenau ganhará semáforos inteligentes que poderão ser ajustados em tempo real, adaptando o tempo de parada nos cruzamentos de acordo com o fluxo de veículos naquele momento. Serão instalados ainda 305 botoeiras sonoras para auxiliar deficientes visuais nas travessias e quatro totens em diferentes regiões, que repassarão informações sobre o trânsito para os motoristas.

Já a segurança nas vias será reforçada com um cinturão de monitoramento composto por 90 câmeras, softwares e sensores. Os aparelhos realizarão a leitura automática de caracteres das placas, que permitirá identificar roubos, documentações irregulares e medidas como busca e apreensão. A Prefeitura também prevê a instalação de 150 novas faixas elevadas para pedestres, com prioridade para locais de maior circulação, como escolas e unidades de saúde.

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Além disso, o uso de novas tecnologias servirá para garantir mais transparência nas abordagens efetuadas pela Guarda Municipal de Trânsito. Os agentes do órgão já vêm utilizando talonários eletrônicos para o registro de multas de maneira informatizada. A partir de agora, eles passarão a portar câmeras acopladas ao corpo para gravar as ocorrências atendidas.

“O objetivo é trabalhar e construir a Blumenau que nós queremos para nossos filhos e nossos netos daqui a alguns anos. E essa discussão precisa passar pela segurança viária e por mais mobilidade para nosso motorista, nosso pedestre, nosso ciclista e garantir mais qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito, na ocasião.

Quer receber as notícias no WhatsApp?