Uma massa de ar frio e seco avança ao Sul do Brasil ainda nesta quarta-feira baixando a temperatura em Santa Catarina. Mas vem mais frio por aí. A partir da próxima semana, segundo a Epagri/Ciram, o período deverá ser marcado por dias secos com sol e poucas nuvens no estado devido à chegada de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar (sistema de alta pressão).

Segundo o órgão, essa massa polar vai manter a temperatura baixa (frio mais intenso), com condição de geada mais ampla nas áreas altas do Estado, nos dias 16 a 20 de maio. Há possibilidade de neve na Serra catarinense com a chegada também de um ciclone extratropical.

A partir do fim de semana (dia 21 e 22), a temperatura se eleva gradativamente.

Confira a previsão para os próximos dias:

Quinta-feira (12/05):

Tempo: mais nuvens e nevoeiros no início da manhã, e ensolarado em todas as regiões de SC no decorrer do dia.

Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer e período noturno.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco (alta pressão) no Sul do Brasil.

Sexta-feira (13/05):

Tempo: ensolarado em SC, com mais nuvens e nevoeiros no início do dia.

Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sul a sudeste, passando a nordeste do Extremo Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.

Sábado (14/05):

Tempo: aberturas de sol com aumento de nuvens em SC, com condição de chuva e trovoadas no decorrer do dia no Extremo Oeste e Oeste devido a um cavado (área de baixa pressão), atingindo as demais regiões na tarde e noite. .

Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação em boa parte do Estado, mais amena no Extremo Oeste e Oeste.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (15/05):

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com condição de chuva especialmente do Planalto ao Litoral, devido à proximidade de um sistema de baixa pressão e chegada de uma frente fria.

Temperatura: em declínio acentuado no fim do dia.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no Litoral Sul.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)