Na manhã desta quinta-feira (10), ocorreu a solenidade de posse dos integrantes do Conselho Municipal de Inovação, para a gestão 2021/2023. Adaptada em função das medidas de prevenção à Covid-19, a cerimônia foi realiada on-line.

Criado em 2018, o CMI tem como objetivos formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento do município, a partir de iniciativas governamentais em parceria com agentes privados, entre outras atribuições.

Os membros do conselho são vinculados à administração municipal, à comunidade científica, tecnológica e de inovação, a entidades empresariais e à sociedade civil organizada. O mandato será de dois anos, com possibilidade de recondução.

Nesta gestão o presidente é o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda.

De acordo com ele “o CMI se destaca como importantíssimo instrumento de apoio, organização, definição de metas e diretrizes políticas para o desenvolvimento e fortalecimento de nosso ecossistema de inovação”.

Foto: Reprodução

Após a solenidade de posse, ocorreu a primeira sessão plenária da gestão, com a apresentação do funcionamento dos Comitês de Planejamento do Ecossistema.

Também foi definido que o Comitê Inova Jaraguá encaminhará uma sugestão de projeto de lei "SandBox Regulatório”, com o objetivo de simplificar e estimular ainda mais negócios inovadores em Jaraguá do Sul e região, e se alinhar com as diretrizes recém-definidas pelo Marco Regulatório das Startups e Empreendimentos Inovadores.

Depois de apreciado pelo CMI, o projeto será submetido à deliberação do prefeito e da Câmara de Vereadores.

"Esta iniciativa demonstra o engajamento existente entre a comunidade, iniciativa privada e poder público na busca pela inovação, o que gera desenvolvimento econômico e social”, pontuou o presidente do Inova Jaraguá, Gustavo Pacher.

Representantes

Fazem parte do CMI, representando o Executivo, Argos José Burgardt, da Secretaria Municipal de Administração, e Antenor Galvan, da Secretaria Municipal da Fazenda.

Há, ainda, representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Centro Empresarial (Acijs), da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi), da Católica, da CDL e do Senai.

Participaram da solenidade de posse o presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Wolff, e o gerente de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Peach.

Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul