Jaraguá do Sul realiza desde segunda até sexta-feira ( 7) a primeira edição da Semana da Compostagem, uma plataforma de mobilização social de orientação e ensino sobre a prática de reciclagem de resíduos orgânicos.

O evento idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil tem o objetivo de incentivar as práticas e destacar os benefícios da compostagem.

A Semana da Compostagem está alinhada com a Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem (ICAW), que é a maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem no mundo e vem acontecendo desde 1995.

O evento vem crescendo com mais pessoas, empresas, municípios, escolas e organizações, que estão reconhecendo a importância da compostagem e os benefícios de longo prazo da reciclagem de orgânicos.

Foto: Divulgação

A ação ocorre simultaneamente em outras cidades brasileiras entre os dias 2 e 8 de maio.

Em Jaraguá, é organizada pelo Jaraguá Zero Lixo, movimento que trabalha pela conscientização do lixo zero na região, em parceria com o Composta Rua, empresa que trabalha com o serviço de coleta e compostagem de resíduos orgânicos no município.

Como participar:

  • Comece a compostar os seus resíduos orgânicos, seja montando a sua própria composteira doméstica ou participando de um processo comunitário.
  • Pesquise e estude sobre a compostagem.
  • Apresente a compostagem no seu trabalho.
  • Faça um vídeo curto de como você trata os seus resíduos orgânicos, poste na suas redes e marque o Instagram do @jaraguazerolixo.
  • Realize qualquer outra ação relacionada à compostagem.

Objetivos do evento:

  • Empoderar a sociedade para melhorar sua relação com os recursos naturais, difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidade as boas práticas relacionadas à prática da compostagem.
  • Difundir através de eventos e intervenções a importância e necessidade da compostagem.
  • Demonstrar os benefícios que a reciclagem dos orgânicos traz para as cidades, empresas, instituições e para o planeta.
  • Disseminar e orientar sobre os diversos modelos de gestão de resíduos orgânicos seja em casa, empresas e até mesmo para municípios que desejam se tornar lixo zero.

Reciclagem em Jaraguá do Sul

A compostagem pode reduzir a quantidade de materiais descartados em aterros sanitários em até 50%.

Se depositados em aterro, esses materiais orgânicos se decompõem e liberam gás metano, um potente gás de efeito estufa.

Jaraguá do Sul já é um exemplo para outras cidades do Brasil em termos de reciclagem, onde 27% dos resíduos coletados são destinados para as cooperativas de reciclagem.

Agora o município pode ser também referência no tratamento dos resíduos orgânicos através de processos ecológicos como a compostagem.

As iniciativas podem ser acompanhadas pelas redes sociais nestes endereços do Instagram:

@jaraguazerolixo; @compostarua ; @institutolixozerobrasil

 

Com informações de assessoria de imprensa.