Instituto Federal de Santa Catarina abre cerca de 2 mil vagas para cursos gratuitos de graduação

Por: OCP News Vale

07/04/2021 - 08:04 - Atualizada em: 08/04/2021 - 11:27

Até sexta-feira (9), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para mais de 50 cursos gratuitos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, estão disponíveis 1.993 vagas em 21 campus da instituição. O início das aulas ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano.

Em Gaspar, são 120 vagas, sendo 40 para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 40 para o de Design de Moda e 40 para o de Processos Gerenciais.

Há ainda vagas em Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

Os cursos podem ser conferidos no Edital 20/2021/1 e as inscrições devem ser realizadas no site do Sisu.

Quem pode se inscrever?

Podem participar do processo estudantes que tenham feito o Enem 2020 e obtido nota superior a zero na redação. No ato da inscrição, o candidato deve informar se deseja participar por ampla concorrência ou pelo sistema de cotas para escolas públicas.

O resultado da chamada regular do processo seletivo do Sisu será publicado no dia 13 de abril, com a matrícula on-line dos selecionados prevista para o período de 14 a 19 de abril.

Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.