A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, está dando sequência ao cronograma de instalação de luminárias de LED em ruas do município.

Na primeira etapa do projeto iniciado na gestão passada, foram instaladas 5.500 luminárias, contemplando 250 ruas, e revitalizadas 16 praças públicas, além dos pátios da Arena e Scar.

Nesta segunda etapa, outras 5 mil luminárias estão previstas, devendo contemplar 300 ruas.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, o processo licitatório para aquisição das luminárias de LED está sendo finalizado e já iniciou o mapeamento das ruas que irão receber os novos modelos.

O investimento nesta nova fase é de R$ 4 milhões. “Dentro de uns 30 dias deveremos iniciar os trabalhos”, enfatiza.

Foto Divulgação

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, quando concluída esta segunda etapa, passará a ter 10.500 pontos com tecnologia em LED.

Substituição deve chegar a 100%

A expectativa, de acordo com Bertoldi, é substituir 100% das luminárias tradicionais por modelos de LED, que têm maior durabilidade, luminosidade, são mais econômicas e geram bem menos manutenções.

“A utilização de luminárias de LED vem se tornando cada vez mais frequente. A comunidade de Jaraguá do Sul merece uma qualidade melhor na iluminação pública”, salienta o secretário.

As luminárias de LED têm vida útil de cinco anos, o que também vai impactar nos custos com manutenção.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, atualmente, são realizadas até 600 manutenções por mês.

“As substituições que estamos fazendo, além de gerar maior luminosidade, geram mais segurança, economia na conta de energia e nas manutenções”, pontua.

*Com informações de assessoria de imprensa.