Jovens gasparenses, com idade acima de 16 anos, que frequentam ou concluíram o ensino médio podem se inscrever no Programa Entra21, que forma estudantes para o mercado de tecnologia de forma gratuita. As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de março, através do site: www.entra21.com.br. As aulas incluem pessoas com deficiência e imigrantes. Serão 300 vagas presenciais, mais 300 on-line síncronas - quando o aluno assiste a aula virtualmente quando ela é ministrada - e mais 6 mil vagas para formação à distância (EaD).

Os candidatos passarão por um processo seletivo, que inclui entrevista individual e uma prova aplicada durante a entrevista. O Programa Entra 21 é ofertado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Blusoft – Acate, que passa atender todo o estado.

Serão ofertados 13 cursos voltados às novas tendências de tecnologias, os jovens terão aulas de inglês, contabilidade, empreendedorismo e inovação, desenvolvimento, além de educação financeira. O treinamento é intensivo, com uma carga horária de 480 horas aulas, e uma duração de até seis meses. O Entra 21 está na sua 17ª edição e formou mais de 4 mil jovens, o programa possui uma alta taxa de empregabilidade entre as empresas de tecnologia da região.

Sobre o Entra21

O Programa é dirigido a jovens a partir de 16 anos de idade e adultos, que residam em Santa Catarina, que estejam cursando ou concluído o ensino médio ou superior. O programa atende também pessoas com deficiência e imigrantes que objetivam colocação no mercado de trabalho de qualidade.

Os cursos em linguagem de programação têm carga horária de até 480 horas quando incluem o ensino de idioma estrangeiro e duração de 6 meses. Os alunos formados pelo Entra21-Blusoft alcançam altos índices de empregabilidade entre as empresas de TIC.

O treinamento é intensivo, com especializações de 480 horas-aula, em aulas diárias (presenciais ou online) de meio período até 6 meses, em linguagens de programação e demais especializações, incluindo o ensino de idioma estrangeiro (Inglês), Empreendedorismo e Inovação, Desenvolvimento Humano e Contabilidade e Finanças.

As aulas PRESENCIAIS acontecem apenas na região do Vale do Itajaí (edição 2022) em período a ser escolhido pelo aluno (matutino, vespertino ou noturno), de segunda a sexta. Já as aulas ONLINE acontecem nas outras 16 cidades/arredores contempladas, também de segunda a sexta, em diversos turnos.

O setor de Tecnologia da Informação está entre os que mais empregam em Santa Catarina. O volume de empregos nas empresas do setor tem crescido ano a ano, sendo que as maiores projetam a necessidade de grandes volumes de contratação de mão de obra especializada. Cerca de 60% destes empregos estão na área de desenvolvimento e programação, que oferecem bons salários.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.