Início de Carnaval registra calor intenso e pancadas de chuva em SC

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/02/2018 - 14:02 - Atualizada em: 09/02/2018 - 18:37

Nesta sexta-feira (9) o calor intenso continuou sobre o Estado e trouxe muitas nuvens e áreas de instabilidade que causam pancadas de chuvas em muitas regiões a partir desta tarde. Às 13h, os termômetros da Epagri/Ciram marcavam 31°C em Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder e 32°C em Joinville.

O forte calor promete esquentar a folia nesta sexta e no sábado (10) de Carnaval, com a temperatura máxima mais alta da semana, acima de 35°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Com todo esse calor não devem faltar temporais localizados e passageiros de verão, no período da tarde e noite, segundo a Epagri/Ciram.

Previsão para sábado (10)

Sol com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. Há chance de descarga elétrica e temporais localizados com ventania e granizo. A temperatura será elevada com sensação de ar abafado por causa da umidade elevada do ar. A temperatura mínima para este sábado aumenta, ficando entre 16°C na Serra Catarinense e 25°C no Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Previsão para domingo (11)

O tempo muda com aumento de nuvens em todo o Estado, chuva moderada a forte e temporais isolados no decorrer do dia, atingindo todas as regiões à tarde. A temperatura já não sobe tanto, mas o tempo segue abafado, com máximas de 26°C a 30°C, diminuindo no fim do dia com a entrada do vento sul que chega intenso com rajadas de 50 a 60 km/h à noite no Litoral e Planalto Sul.

Entre 20h de domingo e o fim da noite de segunda-feira (12), o alerta é para mar muito agitado e vento forte no Litoral de Santa Catarina, especialmente de Laguna a Florianópolis, e em áreas mais afastadas da costa. A previsão é de ondas de cerca de 2 metros e picos de 2,5 a 3,5 metros com risco para pequenas e médias embarcações.

Início da próxima semana

Na segunda-feira (12) a previsão é de tempo mais nublado com condição de chuva em boa parte do período e temperatura mais amena, abaixo de 25°C no Estado. Vento sudeste, mais intenso com rajadas de 50 a 70 km/h no Litoral e Planalto Sul. Na terça-feira (13) o tempo melhora com aberturas de sol em boa parte do Estado, porém ainda com chance de chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí. A temperatura segue mais baixa para época do ano.

Dicas:

– Para quem vai passar o carnaval na praia, o jeito é não desanimar e aproveitar o sábado, dia mais quente e com sol. Atenção à proteção solar devido aos altos índices de ultravioleta (IUV);

– Para o carnaval de rua, os melhores dias também serão a sexta-feira e o sábado, pois a chuva prevista é de verão e passageira.

– Atenção a possibilidade de chuva forte e volumosa de domingo para segunda-feira, sobretudo no Litoral e Vale do Itajaí.

– Na noite de domingo e segunda-feira atenção a previsão de vento sul mais intenso de 50 a 70 km/h no Litoral;

– Para aqueles que trocam a festa de carnaval pela tranquilidade do mar, a condição é favorável para navegação e atividades de pesca até a tarde de domingo. Depois disso, a entrada do vento sul forte deixa o mar muito agitado, com ondas de 2,0 a 3,5 m na segunda e terça-feira.