A Secretaria de Saúde recebeu nesta semana treze novas câmaras frias para armazenamento de imunobiológicos. Os equipamentos serão entregues para as Unidades de Saúde com Salas de Vacina e foram adquiridos com recursos do Município. Através da aquisição, Indaial se consolida como a segunda maior Rede de Frio do Médio Vale do Itajaí – a primeira é Blumenau -, passando a contar com 16 câmaras frias.

Atualmente nas Salas de Vacina do Município estão instaladas geladeiras domésticas comuns acopladas com termômetros digitais. “Quando há queda de energia, por exemplo, a temperatura se mantém por aproximadamente três horas. Após esse período ela oscila e pode comprometer a qualidade das vacinas”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

As novas câmaras frias são microprocessadas, possuem controle de temperatura e nobreak que permite 72 horas de autonomia de funcionamento, além da capacidade de armazenamento de 22 mil doses cada.

“É um ganho sem precedentes para a saúde do Município. Estamos cuidando do patrimônio público. As vacinas têm custo e vamos evitar desperdício. Também tem o caráter social, pois quando as vacinas armazenadas são perdidas tiramos a oportunidade de outro usuário ser beneficiado”, destaca o secretário.

De acordo com Paulo, as tradicionais geladeiras serão usadas para armazenamento de outros produtos nas Unidades.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.