Inaugurado o CMEI Maria Mokwa Kiatkosky, no Braço do Ribeirão Cavalo

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/03/2018 - 20:03

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (15) o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Mokwa Kiatkosky, localizado na Rua Francisco Gretter, bairro Braço do Ribeirão Cavalo.

O secretário municipal de Educação, Rogério Jung, citou que o primeiro passo para o CMEI se tornar realidade foi a vontade da família em doar o terreno para a construção do equipamento público. “Escola é mais que um prédio e é neste sentido que pedimos à comunidade para que abrace este CMEI e ajude a cuidar desta unidade”, disse.

Noêmia Rita Buttner Möller é a diretora do CMEI que atende inicialmente 110 crianças nos prés um e dois. No entanto, segundo ela, a capacidade é atender até 200 crianças, o que deverá acontecer nos próximos meses, com a abertura de novas turmas.

O vice-prefeito Udo Wagner falou sobre a evolução no ensino, comparando os tempos atuais com a época em que era estudante. “Tem pessoas que passam e aquelas que fazem história”, resumiu ao agradecer a família que doou o terreno para a construção da creche.

O prefeito Antídio Aleixo Lunelli elogiou o capricho e o zelo com que vem sendo cuidada a nova unidade, que iniciou as atividades com as crianças este mês. Lembrou da época em que era estudante de escola multisseriada e da importância do resgate de valores familiares e educacionais. Lamentou a demora na entrega da obra – que começou em 2013 – e responsabilizou as ‘amarras’ do setor público como entraves. “Queremos parabenizar toda esta comunidade por esta importante conquista”, finalizou.

Após o descerramento da placa inaugural, o filho da homenageada (Maria Mokwa Kiatkosky), Silvino Kiatkosky, disse estar se sentindo muito feliz e emocionado ao ver o sonho da família realizado, que era o de ter o nome da mãe estampado na fachada do prédio do centro de educação infantil.

Sobre o CMEI

As atividades do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Mokwa Kiatkosky iniciaram na quinta-feira (1º). O prédio estava em construção desde 2013 e, devido a atraso por parte da empresa licitada, a entrega foi adiada diversas vezes. Agora chegou a vez das crianças começarem a utilizar o espaço, feito especialmente para elas.

Foto Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Num primeiro momento serão atendidas crianças em duas turmas dos prés da Escola Ribeirão Cavalo e quatro do CMEI Almida Bertoli (Nereu Ramos). Somente as crianças do zoneamento escolar do novo CMEI (do mesmo lado da BR-280) foram transferidas para a nova unidade. Os professores das seis turmas iniciantes serão os mesmos que já estavam com elas. A diretora é Noêmia Rita Buttner Möller, que antes dirigia o CMEI Márcio Mauro Marcatto Filho, na Tifa Martins.

Com a transferência das turmas de pré, a Escola Ribeirão Cavalo poderá abrir novas turmas para o ensino fundamental, onde faltam vagas. O CMEI Almida Bertoli estuda a abertura de novas turmas também.

Pais de crianças que moram no zoneamento escolar do CMEI Maria Kiatkosky e têm interesse em matricular o filho neste CMEI podem cadastrar a criança em qualquer CMEI de Jaraguá do Sul, deixando claro que o interesse é no CMEI do Braço do Ribeirão Cavalo. Com base nesta demanda é que a Secretaria de Educação irá, num próximo momento, formar novas turmas.

A área construída da nova unidade é de 1.060,36m², com oito salas de aula, quatro banheiros, um trocador, dois solários, dois depósitos, uma cozinha, um refeitório, sala da direção/secretaria, sala dos professores, consultório, despensa, lactário e área coberta. O investimento na obra é de R$ 1,5 milhão, com recursos do Salário Educação.