Desde ontem, a delegacia da comarca de Guaramirim está de casa nova depois de três anos e meio de espera. A edificação de 667,16 metros quadrados, três pisos e 21 ambientes custou investimento de R$ 615,9 mil, recursos do Fundo de Melhoria da Polícia Civil.
O novo espaço substitui a antiga estrutura, na Rua Irineu Vilela Veiga, que foi demolida. A obra, executada pela empresa Gilson Ávila EPP, foi iniciada em novembro de 2012. A inauguração contou com a presença do secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, que também representou o governador Raimundo Colombo, que inicialmente havia confirmado presença.
O evento reuniu grande número de autoridades da macrorregião, representantes das polícias Civil e Militar, políticos e demais lideranças. Dentre os que participaram da inauguração, o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, o secretário regional da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul, Leonel Floriani, os deputados estaduais Kennedy Nunes e Vicente Caropreso, o delegado regional Adriano Spolaor, os prefeitos de Guaramirim, Lauro Fröhlich, de Schroeder, Osvaldo Jurck, e de Massaranduba, Fernando Reinke.
“O governo dá cumprimento a mais um compromisso importante para atender o cidadão, dentro da proposta de reduzir a criminalidade e melhorar os serviços, que estão entre os nossos objetivos”, disse o secretário César Grubba. Lembrou que 1.347 policiais civis estão em formação no Estado em 2016: 711 novos agentes militares, 486 civis e 150 auxiliares para compor o IGP (Instituto Geral de Perícias), que serão distribuídos para melhorar os efetivos.
“Esse é um evento que merece o prestígio de todas essas presenças aqui. Guaramirim está entre os 15 municípios catarinenses que mais arrecada e era preciso atender essa necessidade”, disse o secretário Carlos Chiodini, em referência à entrega do novo prédio.
Para o prefeito do município, a estrutura é um investimento importante para dar suporte ao trabalho dos agentes de segurança. “Este investimento traz mais condições nas investigações. É extremamente importante oferecer melhores condições de atendimento à população. Somos muitos gratos por ser da nossa região”, declarou Fröhlich.
O delegado regional Adriano Spolaor destaca que o novo espaço proporciona mais conforto, tanto para a população, como para os profissionais. “Todo mundo ganha. Tínhamos uma delegacia pequena, insalubre. É uma conquista”, atesta Spolaor.
Dispõe de 12 policiais, em que sete são servidores cedidos pela Prefeitura, afirma o delegado responsável Daniel Dias. “A estrutura de agora vai atender as nossas necessidades. É um marco na cidade”, resume.
A construção da nova Delegacia de Guaramirim, que terá 700 m², começou em 2012. A entrega foi inicialmente inicialmente para fevereiro e depois postergada para maio de 2014.
Histórico da obra
A construção da nova Delegacia de Guaramirim começou em 2012 e a entrega havia sido prometida inicialmente para fevereiro e depois para maio de 2014. A obra ficou parada por divergências entre a empreiteira e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, sobre valores e prazos, e também por causa das chuvas. Na enchente do início de junho de 2014, a garagem do prédio, nos fundos do terreno, foi atingida por cerca de 20 centímetros de água. A obra foi retomada em agosto daquele ano com previsão para entrega em dezembro. Foi necessário mais um ano e sete meses para a finalização. Nesse período, a delegacia funcionou em prédio alugado na Rua 28 de Agosto.