Produtinho ordinário para muitos e querido por outros. Você diria que o famoso copo dos bares de nossa vida é uma obra-prima do design? O lugar-comum tira da gente o tino da observação, mas o fato é: produtos que estão aí há muito tempo só o conseguiram ficar pela eficiência com que desempenham função, e por trás disso houve um cara fazendo um desenho.
No último dia 20 de outubro este, que é um dos produtos mais brasileiros, comemorou 70 anos de vida. E nós relembramos aqui aquele update do designer Felipe Alandt. Não deixem de ler:
Copo Americano
Muito utilizado em padarias, bares e botecos do Brasil. Ele é o tal copo conhecido como "Copo Americano" aqui no sul nós chamamos ele de "Copo Paulista" ele é ótimo para se tomar desde café até cachaça, sendo eleito nos anos 90 O melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil.
Pode se dizer que é um ícone do Brasil, e que se mistura muito com a cultura e história do Brasil. Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil.
O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design Brasileiro, e é dado todo mérito ao próprio empresário Nadir Figueiredo. Ele se inspirou para desenhar o modelo em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos, e por isso o chamou de Copo Americano. Contudo o modelo do Nadir Dias de Figueiredo foi é completamente desenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros.
Sua fabricação iniciou de forma manual em 1947 de forma artesanalmente produzia-se em torno de 2 copos por minuto. Com a industrialização em 1972 já produzia-se 100 copos e em 1996 Nadir teve apoio do BNDES alcançando 380 copos por minuto. Hoje produze-se 480 copos por minuto.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copo_americano
http://www.copoamericano.com.br/  < acessem!
Brasil também tem design popular e industrial, nós não o conhecemos porque não é ensinado nas escolas e acabamos não valorizando nosso design. Este copo conserva a temperatura e a textura das bebidas pelo seu tamanho e densidade, sendo perfeito para o nosso clima tropical.