Importância dos recursos hídricos é destaque em palestras

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/03/2018 - 13:03 - Atualizada em: 19/03/2018 - 14:01

Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, um ciclo de palestras gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, está sendo promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio dos Núcleos de Educação Ambiental e Unidades de Conservação, ambos da Unidade de Desenvolvimento e Gestão Ambiental (UGA).

A primeira palestra foi realizada no Auditório da unidade de Desenvolvimento Rural, na Rodovia SC 418 (antiga Fundação 25 de julho), com um grupo de 25 pessoas, entre produtores rurais, lideranças comunitárias e de grupos de idosos, da região de Pirabeiraba, na manhã de segunda-feira (19). Com o tema “Água limpa, um dever de todos”, o objetivo é sensibilizar a comunidade da região da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca sobre a responsabilidade compartilhada em prol da conservação dos recursos hídricos.

A engenheira sanitarista da Sama, Cristina Henning da Costa, explicou sobre o ciclo da água e como a poluição afeta este recurso natural finito no planeta. Com a ajuda de participantes, a pedagoga da Sama Marcela Cruz da Silva, fez uma demonstração da situação da água que recebe esgoto sem tratamento, resíduos tóxicos e lixo. Além de ficar imprópria para o consumo, surgem diversos outros impactos: desiquilíbrio da fauna, alteração da temperatura local, perda da qualidade da água subterrânea. “É bom este encontro para ficarmos sabendo como agir corretamente”, opinou a moradora de Pirabeiraba e integrante do grupo de idosos VIDA, Rosa Maria Carmargo.

A APA possui grande importância para a preservação dos principais mananciais que abastecem o município de Joinville. As palestras enfatizam a importância da preservação das nascentes, da conservação e recuperação da mata ciliar, e da necessidade de instalação de sistemas de tratamento de esgoto sanitário nas residências e estabelecimentos comerciais. No total, serão promovidos quatro encontros, para os moradores e agricultores da região do Cubatão e Piraí.

Também serão contemplados multiplicadores, como a equipe da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), Agentes Comunitários de Saúde, professores de escolas da região e multiplicadores do Instituto Socioambiental Rio dos Peixes. Além de material informativo, os participantes receberão mudas de espécies nativas, que são distribuídas gratuitamente pelo Programa “Adote uma Árvore”.

Fechando a semana comemorativa, será organizada uma visita à ETA Cubatão, no dia 23, das 9 às 12 horas. As vagas serão disponibilizadas aos participantes das capacitações. A SAMA está atuando em parceria com a Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e Companhia Águas de Joinville (CAJ).

PROGRAMAÇÃO

20 de março

Comunidade APA (Região Piraí): das 10 às 11h30, no auditório da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, rua Márcio Luckow, 450, Vila Nova.

21 de março

Capacitação de multiplicadores da Região do Cubatão: agentes de Saúde e Professores das Escolas próximas à APA, na UDR, das 10 às 11h30.

22 de março

Agentes de Saúde e professores das escolas próximas à APA (Região Piraí), no auditório da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, às das 10 às 11h30.

23 de março

Visita à ETA Cubatão, das 9 às 12 horas. O ônibus saíra da Unidade de Desenvolvimento Rural, na Rodovia SC 418 (antiga Fundação 25 de julho).

*Com informações da Prefeitura de Joinville