Quem disse que para perder peso você precisa comer receitas sem graça e, pior, sem gosto? Se depender do chef de cozinha, Giovani Floriani, os pratos da culinária saudável serão sempre recheados de muita cor, muito tempero e, claro, muito sabor.
Giovani Floriani é formado em gastronomia e é especialista no uso de alimentos benéficos para a saúde. Segundo ele, é possível emagrecer e manter uma vida saudável sem que isso seja algo desagradável e entediante. “Com os ingredientes certos, conseguimos produzir pratos muito saborosos”, comenta.
O chefe integra o time de especialistas responsáveis pelos feitos dos grupos de emagrecimento do Sesi, que promovem encontros entre trabalhadores da indústria e profissionais da área da saúde com objetivo de incentivar a redução de peso corporal de forma orientada e saudável. As inscrições para novas turmas estão abertas, basta procurar o Sesi.
Nutricionistas, psicólogos e educadores físicos acompanham os participantes durante cinco meses auxiliando e dando orientações sobre o emagrecimento saudável. Durante os encontros, os profissionais avaliam indicadores como a redução de peso, redução de medidas e evolução do condicionamento físico.
Giovani também é exemplo de que a boa alimentação produz resultados incríveis. “Por ser chef de cozinha eu não tinha tempo para me alimentar corretamente e sempre estive acima do peso”, conta. “Em certo momento decidi mudar meus hábitos alimentares e consegui perder 60kg em dois anos”, revela.
Para os participantes dos grupos de emagrecimento, o chef ensina receitas ideais para os dias em que bate aquela vontade de comer alguma “gordice”. “Sempre ensino receitas que são muito saborosas, mas que utilizam ingredientes saudáveis”, explica. Uma das receitas de maior sucesso é a de “Quiche de Baixo Carboidrato”. Segundo Giovani, a receita é especial, pois a base para a massa é extremamente versátil. “Com essa base é possível fazer salgados, doces e até biscoitos”, comenta. Apostar na versatilidade das receitas é um dos grandes trunfos de Floriani.
“Não adianta eu ensinar uma receita que serve apenas para uma coisa porque logo a pessoa vai se cansar de comer aquilo e vai deixar o cuidado com a alimentação de lado”, reflete. “Eu procuro sempre indicar um caminho, mas cada um tem a liberdade de inovar essas receitas e encontrar algo que a agrade mais”, completa.
Para Giovani, o termo “fitness” não se encaixa no conceito dos Grupos de Emagrecimento. “Falar de alimentação saudável é muito mais abrangente e nos dá muito mais possibilidades”, garante. Ele é adepto do termo “health”, que em inglês significa “saúde”.
Receitas para comer sem medo da balança
Torta de frango sem farinha
Massa:
• 2 ovos
• 1 pote de iogurte desnatado
• 4 colheres de sopa cheias de queijo cottage (0% gordura)
• 4 colheres de sopa de requeijão zero
• Sal e orégano a gosto
Recheio:
• 1 peito de frango cozido e desfiado (reserve o caldo)
• 3 cebolas
• 2 dentes de alho
• Salsinha, cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto
Como fazer:
Bata todos os ingredientes de massa no liquidificador e reserve. Refogue as cebolas e o alho com um pouco do caldo de frango até amolecerem e ficarem transparentes. Acrescente o frango desfiado e o restante dos temperos e espere secar. Em uma assadeira, ponha uma camada de massa, o frango refogado e o restante da massa. Por último adicione o orégano. Pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe assar por aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Couve-flor gratinada
Ingredientes
• ¾ de xícara de iogurte natural desnatado (180 g)
• ¾ de xícara de requeijão light (180 g)
• ½ colheres de chá de tomilho seco
• 3 xícaras de floretes de couve-flor cozidos al dente
• 1 fatia de pão integral (torrado e esfarelado)
• 2 colheres de sopa de parmesão ralado
Como fazer
Aqueça o forno a 250°C. Numa tigela média, misture o iogurte, o requeijão e o tomilho. Numa forma refratária pequena, arrume os floretes de couve-flor. Despeje a mistura do iogurte por cima. Salpique o pão esfarelado e o queijo ralado. Asse por aproximadamente dez minutos, até gratinar.