Imagens da guerra: Vídeos mostram destruição, tensão e pavor na Ucrânia

Foto: Exército Ucraniano

Por: Pedro Leal

24/02/2022 - 14:02 - Atualizada em: 24/02/2022 - 14:15

A invasão russa contra a Ucrânia marcou essa quinta-feira (24) de forma que o mundo não via há algum tempo – num mundo agora hiperconectado, a geração de imagens do conflito se deu de forma muito mais rápida e intensa que em guerras passadas.

Veja algumas das cenas que circularam pelas redes sociais nesta quinta-feira, entre imagens de violência e de solidariedade, entre a destruição e a união de pessoas buscando refúgio.

 

Na base aérea de Melitopol, a manhã foi marcada por explosões, que circularam pelas redes sociais.

 

Em Kharkiv, centenas buscavam refúgio na estação de metrô enquanto explosões podiam ser ouvidas pela cidade.

Na mesma cidade, um bloco de apartamentos foi atingido pelos ataques, no que não se sabe se foram danos colaterais ou um ataque deliberado contra infraestrutura civil.

Em Nova Kakhovka, a bandeira russa foi hasteada sobre prédios do governo.

Um vídeo de um jovem soldado ucraniano após ataques com morteiros circulou pelas redes sociais. “Pai, Mãe, eu amo vocês”, diz o rapaz.

Uma criança de 14 anos foi atingida em um ataque aéreo em Uman, ao sul de Kiev. O momento chegou a ser capturado por uma câmera de segurança.

 

Nas proximidades de Kiev, um embate entre um Mig-29 da Ucrânia e um SU-27 russo.

Outra imagem que circulou pelas redes foi a de um pai se despedindo da filha. Não foi identificado em que parte do país se deu a cena.