Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

IMA retoma divulgação do Relatórios de Balneabilidade em SC

IMA realiza coletas em 231 pontos dos 500km do litoral catarinense | Foto Cristiano Estrela/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/10/2020 - 13:10

 

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança nesta sexta-feira (23), no período da tarde, o Relatório de Balneabilidade. Suspenso desde março devido à pandemia, o monitoramento foi retomado em agosto e as coletas semanais antecipadas para a divulgação da nova pesquisa, antes do início do verão.

Tradicionalmente, o IMA realiza análises mensais de abril a outubro, mas devido à situação excepcional, as coletas passaram a ser semanais antes da alta temporada, dando mais segurança aos resultados para os banhistas. Seguindo os critérios da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2000, que determina que são necessárias cinco amostras consecutivas para a obtenção de um resultado confiável, o IMA vai disponibilizar o relatório na íntegra em neste site.

Entenda a coleta

O IMA realiza coletas em 231 pontos dos 500km do litoral catarinense, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas.

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em neste site e no aplicativo Praia Segura.

A água é considerada:

  • Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
  • Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.