Somente no mês de maio, a iluminação pública de Joinville foi restabelecida em 2.288 pontos.

Desde que o contrato com o Consórcio SQE Luz, formado pelas empresas Engie e Quantum Engenharia, foi retomado, na segunda quinzena de abril, cerca de 4 mil consertos foram realizados, e 39 bairros atendidos.

O gerente da SQE Luz na região, Rodrigo Mokfa, ressalta que uma das dificuldades enfrentadas é em relação aos furtos de cabos de energia elétrica, que ocorreram em locais como a rua das Palmeiras, a ponte Mauro Moura e a ponte dos Trabalhadores.

Os materiais roubados muitas vezes são comercializados no mercado informal, principalmente para a extração de cobre. A retirada do material torna o trabalho de manutenção mais lento e caro.

De acordo com Mokfa, a estimativa é de que cerca de 4 mil lâmpadas ainda precisam ser trocadas ou consertadas na cidade.

Quando o contrato de serviço foi assinado, em abril, essa demanda era de 8 mil lâmpadas. A demanda estava reprimida desde outubro do ano passado, quando venceu o contrato anterior.

O atendimento da SQE Luz em Joinville ocorre por meio de rondas, que são realizadas por toda a cidade. Mas os moradores podem entrar em contato para solicitar manutenção na iluminação pública pelo site da Prefeitura ou pelo telefone 156, na Ouvidoria.