Nesta quarta-feira (21) o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, recebeu na Prefeitura de Jaraguá do Sul o secretário de Obras de Brusque, Carlos Henrique Beuting, e o agente de obras, Luciano Batisti, que vieram conhecer todo o processo das luminárias de LED do município.

Durante a reunião, o secretário Carlos, mencionou que a gestão da iluminação pública e substituição das luminárias tradicionais pelas luminárias de LED em Jaraguá do Sul é um case de sucesso. “A nossa vinda tem como intuito aprender e também de buscar referências para aplicar esses projetos em Brusque, que possui o número de pontos de iluminação próximo ao de Jaraguá do Sul [25 mil]”, pontua.

Bertoldi destacou que o processo no início não foi fácil, e para chegar um edital de referência foi preciso estudos e dedicação da equipe técnica para que tivéssemos um termo de referência eficiente. “Hoje temos um edital completo que atende às demandas que possuímos em relação a modernização da iluminação pública e conseguimos entregar entregar melhores resultados”, explica.

O edital elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo tem se destacado no Brasil. Outros municípios de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também já têm utilizado o modelo como referência.

Foto: Divulgação

O secretário de Planejamento ainda enalteceu que investir em luminárias de LED traz excelentes resultados, pois deixa a cidade mais iluminada, gerando assim mais segurança para a população e, consequentemente, mais qualidade de vida. “Além desses benefícios, também afeta positivamente na economia devido ao maior tempo de vida útil, gerando assim menos manutenções”, destacou.

Jaraguá do Sul possui atualmente 5.550 luminárias de LED, instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos. Com a finalização da etapa em andamento serão 10.550 luminárias de LED no município.