O prefeito João Carlos Gottardi recebeu na terça-feira (3) a visita dos representantes da Igreja Adventista de Corupá que apresentaram o Plano de Projetos Sociais e programas comunitários previstos para este ano no município. A proposta dos representantes da igreja é de que os projetos e eventos sejam realizados em parceria com a Prefeitura. Durante a visita, os integrantes da Igreja entregaram uma cesta com produtos derivados da banana para o prefeito.
Entre os programas estão: manutenção da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira por meio de mutirão de limpeza e conservação, curso de combate ao tabagismo para a comunidade, alfabetização de idosos e estrangeiros, curso de culinária saudável, horta comunitária, feira da saúde, doação de sangue, parceria para auxiliar famílias carentes com doações de alimentos, roupas e calçados, eventos comemorativos para marcar os Dias das Mães, dos Pais e das Crianças, Natal e outros. Estiveram presentes na reunião com o prefeito Gottardi, a líder jovem da Igreja Batista Viridiele Maes, o líder jovem Leonardo Rebello Maes, o associado do grupo jovem Gilson Waldemar Peggau e o ancião da Igreja Vigando Millnitz.
Segundo a líder jovem da Igreja Adventista Viridiele Maes, a proposta de parceria com a Prefeitura para a realização dos eventos e programas da Igreja Adventista em Corupá é uma forma de envolver mais pessoas da comunidade em ações que são voltadas à promoção da saúde e bem-estar e que podem ser executadas em parceria com as secretarias.
“Além de termos a preocupação em trabalhar em prol da comunidade, temos o compromisso de trabalhar com os jovens para que eles possam estar bem e fazer o bem”, comenta Viridieli ao lembrar que a igreja assim como das famílias focam no trabalho de evitar que a juventude se envolva com as drogas e desvirtue seus valores.
Exemplo da parceria com o poder público ocorreu no começo do ano quando foi realizado no município pela primeira vez o Programa Calebe. O programa envolve jovens e foi realizado numa parceria entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação e Cultura do município por meio da cedência do espaço para receber os integrantes dos Desbravadores e as atividades a serem realizadas por eles.
Cerca de 50 jovens ficaram alojados na Escola José Pasqualini e, por meio do programa de colônia de férias, realizaram um mutirão para desenvolver atividades coletivas como limpeza, restauração, conservação da escola e do CRAS como forma de promover a solidariedade e cidadania entre os integrantes.
O prefeito João Carlos Gottardi se colocou à disposição do grupo, assim como destacou que as secretarias devem dar o apoio necessário para a realização dos projetos sociais da Igreja Adventista em Corupá, além de elogiar a iniciativa. “Tudo que se faz em prol da comunidade é muito bem-vindo. Bom saber que existem pessoas que estão dispostas a praticar o voluntariado e notam no poder público um parceiro para que essas ações se efetivem”, comentou.
*Com informações da Prefeitura de Corupá