IFSC é o melhor Instituto Federal do Brasil, segundo avaliação do Ministério da Educação

Foto Arquivo OCP News

Por: Felipe Elias

28/04/2021 - 12:04 - Atualizada em: 28/04/2021 - 13:43

Com uma nota 4 (de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aparece como a melhor instituição federal do Brasil, entre 38 unidades espalhadas por todo o país.

O IGC foi divulgado na última sexta-feira (23) pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino superior.

Ao todo, mais de 2 mil instituições públicas e privadas, que possuem cursos de graduação e pós-graduação, foram analisadas entre 2017 e 2019.

Três cursos de graduação do IFSC de Gaspar contribuíram na composição do resultado: Design de Moda, Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eles obtiveram nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura o rendimento dos formandos.

 

“É um resultado de muito trabalho e investimentos em diversas áreas, como na qualificação de professores, infraestrutura, formação mais humana, buscas de novas tecnologias e de parcerias. Além disso, há um esforço muito grande dos nossos profissionais e dos alunos. Isso só expressa a qualidade dos nossos cursos”, destaca a diretora-geral do Campus de Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

 

A escala do IGC varia de 1 a 5, sendo que as duas primeiras faixas são consideradas inadequadas e as instituições podem até sofrer sanções do MEC. Não é a primeira vez que o IFSC se destaca nessa avaliação. Desde que se transformou em Instituto Federal, em 2008, já havia conquistado a melhor nota nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2018.

IFSC em Gaspar

O IFSC em Gaspar foi inaugurado no primeiro semestre de 2011. Desde então, mais de três mil pessoas se formaram na unidade, entre os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. O campus da instituição fica localizado na rua Adriano Kormann, 510, no bairro Bela Vista, em um terreno de 34 mil metros quadrados.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.