O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) está com inscrições abertas até 1º de outubro para vagas remanescentes em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes em sete câmpus: Canoinhas, Florianópolis, Itajaí, Lages, São Carlos, São José e Tubarão. Todos os cursos iniciam as aulas ainda em 2021.

Os interessados não precisam ter participado do processo seletivo anterior para se candidatar às vagas. Basta manifestar interesse com o encaminhamento, pelo formulário on-line, de toda a documentação necessária para a matrícula, conforme o item 3.2 do Edital 22/2021/2. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento dos documentos.

Alguns cursos também preveem formação de cadastro de reserva (CR). Nesses casos, o interessado deve manifestar interesse da mesma forma que para as demais vagas, ou seja, enviar a documentação de matrícula pelo formulário. Nesses casos, a confirmação da matrícula ou não depende da efetiva abertura da vaga.

Sobre os cursos

 

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição e receba a formação técnica no IFSC. Para isso, ele precisa ter concluído o primeiro ano do ensino médio. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Já os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Cursos com vagas abertas

 

Câmpus Canoinhas

Técnico Concomitante em Edificações – noturno – 22 vagas
Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática – vespertino – 32 vagas

Câmpus Florianópolis

Técnico Integrado em Eletrotécnica – vespertino – Cadastro Reserva
Técnico Subsequente em Agrimensura – matutino – Cadastro Reserva
Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva – matutino – Cadastro Reserva
Técnico Subsequente em Mecânica – noturno – 18 vagas
Técnico Subsequente em Meteorologia – matutino – Cadastro Reserva
Técnico Subsequente em Saneamento – noturno – Cadastro Reserva

Câmpus Itajaí

Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros – integral – 20 vagas
Técnico Subsequente em Aquicultura – noturno – 25 vagas

Câmpus Lages

Técnico Concomitante em Informática para Internet – vespertino – Cadastro Reserva

Câmpus São Carlos

Técnico Concomitante em Edificações – noturno – 40 vagas
Técnico Subsequente em Agropecuária – noturno – 35 vagas

Câmpus São José

Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização – matutino – 16 vagas
Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização – noturno – Cadastro Reserva

Câmpus Tubarão

Técnico Concomitante em Administração – vespertino – 24 vagas
Técnico Concomitante em Desenvolvimento de Sistemas – vespertino- 15 vagas

 

Outras vagas

Também há processos seletivos abertos para cursos de qualificação profissional e idiomas, vagas remanescentes em cursos de graduação e cursos de mestrado.

Cursos de graduação: as inscrições vão até 27 de setembro para as vagas remanescentes e cadastro de reserva em 19 cursos de graduação do IFSC, nos câmpus de Chapecó, Florianópolis - Centro, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul - Centro, Jaraguá do Sul - Rau, Joinville, São José e Palhoça Bilíngue. A seleção é para início das aulas no segundo semestre de 2021. Saiba mais clicando aqui.

Qualificação profissional e idiomas: para estes cursos as inscrições vão até o dia 13 de outubro. Todos os cursos são gratuitos, e tem previsão de início das aulas a partir de outubro de 2021. Em função da pandemia de Covid-19, todos os cursos serão ofertados por meio de atividades não presenciais (ANP). Saiba mais clicando aqui.

Mestrado profissional: estão abertas até 18 de outubro as inscrições para o Mestrado Profissional em Clima e Ambiente, ofertado em conjunto pelos câmpus Florianópolis e Itajaí, e para o Mestrado Profissional em Proteção Radiológica, ofertado pelo Câmpus Florianópolis. Saiba mais clicando aqui.

Todas as informações sobre os processos seletivos abertos podem ser encontradas na página de editais no Portal do IFSC.