O Instituto Federal de Santa Catarina abriu o processo seletivo para os cursos técnicos com início no primeiro semestre de 2022. No Câmpus Criciúma, as vagas são para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio. As inscrições vão até o dia 16 de dezembro (clique AQUI).

Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.

Confira os cursos com inscrições abertas no IFSC Câmpus Criciúma:

  • Técnico concomitante em Meio Ambiente - 45 vagas (noturno)
  • Técnico integrado em Química - 40 vagas (integral)
  • Técnico integrado em Edificações - 40 vagas (integral)
  • Técnico integrado em Mecatrônica - 40 vagas (integral)
  • Técnico subsequente em Edificações - 45 vagas (noturno)
  • Técnico subsequente em Eletrotécnica - 45 vagas (noturno)

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição e receba a formação técnica no IFSC. Para isso, ele precisa ter concluído o primeiro ano do ensino médio. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Já os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas até 16 de dezembro, pelo Portal de Inscrições do IFSC.

Ao acessar o sistema, o interessado deve selecionar a opção "Quero me inscrever", escolher o município, selecionar o curso e preencher todos os dados solicitados. O candidato deve também assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas, conferir os dados e salvar o comprovante de inscrição.

Processo seletivo, resultado e matrículas
A seleção para todos os cursos será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 20 de dezembro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 21 de dezembro, a partir das 18h. As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 17 a 21 de janeiro de 2022, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital.

Mais informações

Todas as informações sobre o processo seletivo constam no Edital 11/2021, disponível AQUI.