A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, antes da pandemia, oferecia diversas oficinas para os idosos no Centro de Convivência, no Parque Municipal de Eventos.

Com as orientações de saúde para o isolamento social, principalmente do público idoso, as oficinas deixaram de ser oferecidas presencialmente. Porém, algumas, como a da ginástica para os idosos, está disponível virtualmente, por meio do Youtube.

A educadora física Giovana Stein, professora de ginástica do Centro de Convivência, criou um canal no Youtube para postar vídeos com sugestões de exercícios adaptados para os idosos fazerem em casa, com os materiais que tiverem à mão.

Nesse canal há aulas ao ar livre, dentro de casa, utilizando materiais simples e acessíveis, como uma garrafinha com água para substituir os alteres, ou um elástico.

Normalmente às terças e quintas são postados os vídeos e os idosos podem acessá-los no canal da professora. Tudo gratuitamente. É possível acessar pelo celular e, para quem tem Smart TV, pela televisão.

Elfrida Gertrudes Ressel Siqueira, 76 anos, fazendo ginástica com aula virtual. Foto: Divulgação/PMJGS

Devolveu a disposição

Para a dona de casa aposentada Elfrida Gertrudes Ressel Siqueira, de 76 anos, fazer ginástica durante a pandemia devolveu a disposição que ela sentia quando fazia ginástica presencialmente no Centro de Convivência. Todos os dias de manhã dona Elfrida acessa os vídeos na tela do celular e faz a ginástica proposta pela professora Giovana.

“Quando a pandemia começou, eu relaxei nos exercícios. Não fiz mais. Aí comecei a sentir dor no corpo e não conseguia mais levantar um dos braços. Depois que comecei a fazer ginástica, acompanhando pelo celular, as dores foram embora”, comemora Elfrida.

Ela tem quatro filhos, 11 netos e três bisnetos. Ajuda a cuidar dos bisnetos, além de limpar a casa, lavar a roupa e todos os afazeres que a casa traz. Muito dessa disposição ela atribui à fidelidade em fazer a ginástica em casa.

Serviço

Ginástica virtual para idosos
Canal do Youtube da Giovana Stein, professora do Centro de Convivência
Pode ser acessado em qualquer dia e horário, gratuitamente.
Importante consultar o médico antes de iniciar a ginástica.
Duração: aproximadamente 15 minutos.