Idosos ativos: seu Ivo Klug decide voltar à universidade aos 79 anos

Ivo foi aprovado para o curso de Engenharia de Controle e Automação | Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Por: OCP News Vale

18/03/2019 - 11:03

Para aqueles que acreditam que depois dos 60 anos a vida estaciona, seu Ivo Klug veio para provar que para aprender não existe idade, basta querer e ter força de vontade. Com seus 79 anos, ele é o mais novo calouro do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no campus de Blumenau.

Ivo já possui formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduação que concluiu há mais de 50 anos. Em 2017, decidiu se inscrever na disciplina de Física l na Ufsc como aluno isolado, e após obter a média 7,5, viu que tinha todas as condições para prestar vestibular e iniciar um novo curso universitário.

Com um largo sorriso no rosto e um brilho único no olhar, poder se atualizar e obter mais conhecimentos faz com que ele se sinta ainda mais realizado. “A pessoa precisa descobrir a sua vocação, pois quando ela tem uma ideia clara de qual é, ela automaticamente volta a ser ativa. É um impulso que vem lá de dentro”, afirma.

Ainda trabalhando como responsável técnico na construção de elevadores, Ivo transborda felicidade ao mencionar que estar entre os jovens faz com que ele se sinta ótimo.

“Eu vejo como os jovens se relacionam entre si e isso me dá um certo estímulo”.

No decorrer de sua vida, o calouro já trabalhou em bancos, escritórios de contabilidade, indústria química, esteve no Exército, assim como já mexeu em caldeiras, turbinas e geradores no setor de energia elétrica. Para ele o que não falta é experiência.

Agora, a sua missão é focar nos estudos para poder se sentir ainda mais à vontade como um profissional autêntico e eficiente. Um exemplo a ser seguido por muitas pessoas, sobretudo os jovens que cruzarão o seu caminho nesses próximos cinco anos de graduação.