O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pensando no alerta para esta temática, o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza nesta na próxima quarta-feira um evento alusivo às 14h, no auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti.

O encontro vai contar com a palestra "Violência sexual contra crianças e adolescentes: rompendo com o silêncio" com a Psicóloga e Especialista em Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Fernanda Maia. Profissionais da rede de combate à violência sexual, representantes das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público e a comunidade em geral podem participar.

"A proposta do evento é mobilizar, sensibilizar, informar e convida toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Estaremos capacitando a rede de atendimento, para que possam saber dos encaminhamentos a serem realizados ao receber o relato de uma situação de violência sexual", disse a assistente social do CREAS Daniela Militão.

Faixas de conscientização também vão ficar expostas em pontos da cidade durante todo o mês com o símbolo da campanha, uma flor amarela, que surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2009 e segue até hoje.

"Convidamos a todos que participem da palestra no dia 18, será um momento bem informativo, com todas as formas de prevenção e combate às diversas formas de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Essas situações são mais frequentes do que possamos imaginar", completou o secretário de assistência social, habitação, trabalho e renda Eduardo Michels Zata.

Denúncias são recebidas no disque 100 de forma gratuita, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. Pode também ser feitas no 190 da Polícia Militar ou pelos números do Conselho Tutelar do município: 48 3431-3595 e 48 98411-6338. O sigilo é garantido.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Içara atende na Rua Marcos Rovaris, próximo da esquina com a Rua Vitória, no Centro da cidade. Já o Conselho Tutelar fica na rua Altamiro Guimarães, nº 356, próximo a prefeitura de Içara.