HU em Florianópolis adota medidas de segurança para acompanhantes na maternidade

Medida visa garantir segurança na maternidade | Foto Pipo Quint/Agecom/UFSC

Por: OCP News Florianópolis

06/07/2020 - 08:07 - Atualizada em: 06/07/2020 - 08:23

 

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) anunciou novas medidas para acompanhantes e doulas na maternidade. A mudança visa garantir a segurança das mães e dos bebês, devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado.

A medida atende recomendações técnicas das Sociedades Catarinense de Pediatria, de Obstetrícia e Ginecologia e da Associação Catarinense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

De acordo com as novas regras do Hospital, está permitida a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Esse acompanhante é de escolha da parturiente, mas deve residir em seu domicílio, ter entre 18 e 59 anos, não possuir doenças crônicas, estar assintomático e não ter contato domiciliar com pessoas com síndrome gripal ou infecção respiratória comprovada por SARS-CoV-2.

Acompanhamento total

Ainda de acordo com o ofício do HU, o acompanhante deve permanecer durante todo o trabalho de parto e poderá acompanhar a puérpera até o Alojamento Conjunto, quando deverá sair do hospital. Se necessário, um acompanhante poderá retornar apenas no dia da alta, para auxiliar a mãe em sua saída do Alojamento Conjunto.

 

HU não descarta novas medidas | Foto Agecom/UFSC

 

]Para as parturientes com suspeita ou com diagnóstico de infecção pelo Covid-19 mantidas em isolamento, não é permitida a permanência de acompanhante ou doula (pessoas sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê) em nenhum momento da internação.

Como o processo de indução de parto pode demorar de dois a três dias, durante a entrevista inicial ao acompanhante, a enfermeira deve orientar que ele aguarde em casa até o início do trabalho de parto ativo.

Novas medidas

Novas medidas poderão ser tomadas e/ou alinhadas com a Rede de Atenção à Saúde a qualquer momento, a depender da evolução do quadro epidemiológico da pandemia do Covid-19.

 

* Com informações da Agecom/UFSC

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp