O Hospital São José de Criciúma realizou esta semana duas captações de múltiplos órgãos. Ao todo, foram oito já realizadas em 2021 na instituição.

O primeiro doador foi um homem, de 66 anos, que teve uma Hemorragia subaracnoidea (HSA). Após a detecção da morte encefálica, o processo de entrevista familiar foi coordenado pelas enfermeiras da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT), Renata Mendes Machado e Daniela Luiz Rocha.

“Foi realizada a entrevista com a família, prestados todos os esclarecimentos de como funciona o processo de doação de órgãos e eles aceitaram a doação. Foram captados rins, fígado e globo ocular”, explica a enfermeira da CHT da instituição, Jaqueline Martins.

O explante dos órgãos foi realizado pelo médico Andrew Massut acompanhado de três médicos residentes.

A segunda captação da semana foi um homem, de 59 anos, que teve morte encefálica diagnosticada após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram captados rins, fígado e globo ocular. E a equipe médica que participou da captação foi coordenada pelo médico Diogo Campos Tamiozo.

"A CHT do HSJosé agradece a todos os envolvidos direita ou indiretamente no processo de doação dos órgãos que abrange desde o diagnóstico, manutenção ao explante".