No último sábado (4), o Hospital Santo Antônio, localizado em Blumenau, recebeu um novo acelerador linear, equipamento utilizado para o tratamento de pacientes com câncer por meio de radioterapia. Doado pelo Ministério da Saúde, o aparelho de origem norte-americana está avaliado em aproximadamente R$ 3,2 milhões.

Para obtê-lo, o hospital precisou construir a casamata, espaço destinado à colocação do equipamento. A implantação da estrutura foi custeada com recursos do Governo do Estado, da Prefeitura de Blumenau e da Trimania. Segundo o Santo Antônio, para entrar em operação, a máquina ainda precisa ser instalada.

Foto Divulgação/Hospital Santo Antônio

Além do equipamento, o hospital recebeu dois softwares que proporcionarão o aumento da capacidade de tratamentos no setor de radioterapia, que iniciou os atendimentos em janeiro de 2019 e já contava com um acelerador.

Quando a nova máquina estiver funcionando, o número de sessões de radioterapia deve mais que dobrar. Atualmente, o serviço é considerado referência para cerca de um milhão de pessoas que vivem em Blumenau e região.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul