Julho é o mês em que, literalmente, os olhos estão ainda mais voltados a um assunto específico: saúde ocular. No dia 10 foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, com a intenção de prevenir e informar a população.

Só no Brasil, são cerca de 6 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boa parte dessas enfermidades poderiam ser evitadas, ou ao menos tratadas, se houvesse consultas periódicas. Segundo o oftalmologista Jeferson Lautert, do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, no primeiro ano de vida da criança já é indicada a consulta oftalmológica e, até os sete ou oito anos de idade, recomendam-se visitas anuais.

“Depois disso, até os 40 anos, consultas a cada 1-2 anos são suficientes, caso não haja nenhuma patologia detectada ou doenças hereditárias na família”, orienta.

Os olhos, assim como o corpo em sua totalidade, naturalmente envelhecem. Uma alimentação balanceada contribui para o bem-estar ocular também. A própria retina é beneficiada com a ingestão dos vegetais verdes escuros, por exemplo.

A Dra. Sarah El Aouar Preti, do Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul, empresa do Grupo Opty, indica cinco práticas favoráveis aos cuidados com os olhos:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Não coçar os olhos, pois pode causar ou agravar doenças;
  • Utilizar óculos de grau prescritos por médicos oftalmologistas;
  • Evitar óculos “prontos”, que  podem trazer prejuízos para a visão;
  • Usar óculos de sol com proteção UV;
  • Não usar medicamentos (incluindo colírios) sem prescrição médica.

Cultivar hábitos saudáveis é essencial

É Importante manter o controle glicêmico na rotina, pois a hiperglicemia não é apenas prejudicial à saúde do corpo, pode causar problemas visuais principalmente em pacientes diabéticos.

O tabagismo é outro hábito com consequências à saúde ocular: é o principal fator de risco para o desenvolvimento da degeneração macular.

Para finalizar os itens principais de atenção aos olhos, outro uso muito comum nos dias atuais são o computador, tablet e celular, inclusive no trabalho.

O tempo de tela, distância do monitor e pausas são sugeridas para ocasionar o menor impacto ocular possível. A utilização consciente e os demais cuidados acima citados determinam a saúde da visão. Basta prevenir-se.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger