O Hospital São José de Joinville, que tem atuado no atendimento a pacientes com Covid-19, ganhou a primeira câmara de descontaminação a seco, do Brasil que promete ser um importante aliado na proteção contra a contaminação pelo coronavírus.

A tecnologia é desenvolvida pelas empresas Tecnoiso, especializada em metrologia científica, e a SLO que desenvolve tecnologias com a utilização de ozônio.

O equipamento consiste em uma cabine com duas colunas de ar, que lançam na pessoa que está em seu interior, jatos de oxigênio e gás ozônio que garantem a eliminação de micro-organismos, como vírus e bactérias, inclusive o coronavírus.

De acordo com o diretor da Tecnoiso, Leonardo Rosa Junior, além de eficácia, o novo equipamento garante agilidade nos processos de descontaminação de pessoas: “Esse trabalho feito de forma manual, leva de quatro a cinco minutos para ser realizado. Já com a câmara, o tempo necessário para fazer a descontaminação é de três a cinco segundos”, explicou.

O projeto da câmara de descontaminação a seco foi desenvolvido pela SLO3, de Pomerode, e a joinvilense Tecnoiso subsidiou sua execução, sendo que o primeiro exemplar construído é o que está instalado no Hospital São José. O valor de mercado do equipamento é de aproximadamente R$ 120 mil.

Para o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, o equipamento chega em importante momento, quando acontece o aumento da demanda de procura de leitos reservados para a Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, o equipamento chega em importante momento, quando acontece o aumento da demanda de procura de leitos reservados para a Covid-19.

“A câmara foi instalada entre a área de contaminação e a área limpa do hospital. Então todos que transitam de uma área para outra, para entrar ou sair, passarão pela câmara de descontaminação”, explica o secretário. O equipamento deverá permanecer no Hospital São José até o mês de junho.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul