Hospitais de Jaraguá do Sul estão sobrecarregados

Emanuela Christian Wolff, presidente do Comitê e Chefe de Gabinete do Prefeito de Jaraguá do Sul. Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Por: Elissandro Sutil

21/05/2021 - 17:05

O Comitê Extraordinário Covid-19 encaminhou nesta sexta-feira (21) um ofício aos prefeitos da região da Amvali, alertando para a sobrecarga e estado de extrema atenção quanto aos leitos hospitalares dos hospitais São José e Jaraguá.

O documento considera correspondências dos dois hospitais privados recebidas nesta semana pelo Comitê, comunicando a impossibilidade de manutenção dos leitos de UTI frente ao expressivo aumento de procura por atendimentos.

“Os hospitais contratualizados com a Secretaria Municipal de Saúde apresentam neste momento, intensa ocupação de pacientes acometidos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, em decorrência do Covid-19 e historicamente esta época do ano possui média histórica de procura acentuada”, explica a presidente do Comitê e Chefe de Gabinete do Prefeito de Jaraguá do Sul, Emanuela Christian Wolff.

Além da ocupação máxima, segundo Emanuela, os hospitais relatam dificuldades no acesso à aquisição dos insumos e medicamentos, quais apresentam inclusive falta no mercado, além da escassez de profissionais habilitados disponíveis.

Considerando que os hospitais de Jaraguá do Sul atendem aos pacientes de toda a região, o objetivo do ofício do Comitê Extraordinário Covid-19 foi solicitar aos prefeitos que promovam medidas de controle à disseminação dos casos de coronavírus, aumentem a divulgação nos seus municípios quanto à necessidade de prevenção e distanciamento social, bem como, vedem a realização de eventos e atividades que proporcionem aglomeração de pessoas e confraternizações, sob pena de colapso no sistema de saúde regional e consequente perda de vidas por atendimento prejudicado ou falta de estrutura hospitalar.

A presidente do Comitê também gravou um vídeo na tarde desta sexta-feira (21), com pedido para que as pessoas continuem se cuidando, principalmente devido à ocupação dos hospitais.

“Acidentes de trânsito, por exemplo, e outros traumas aumentaram em mais de 60% a ocupação de nossos hospitais neste último mês. Portanto, neste momento, mesmo não estando no auge da pandemia, a situação de nossos hospitais é crítica, já são mais de 100 dias seguidos com os leitos exclusivos de Covid-19 na UTI e Enfermaria lotados”, disse ela. O vídeo será divulgado nas redes sociais da Prefeitura.

A íntegra do ofício do comitê e os oficios dos dois hospitais estão disponíveis aqui.