Horário de verão termina neste fim de semana

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

14/02/2019 - 05:02

O horário de verão costuma dividir opiniões. Há os que amam e defendem que a mudança gera economia e faz com que o dia seja mais proveitoso e há quem não concorde, afirmando que o consumo de energia não muda e “amanhece” mais tarde.

Bom para uns, ruim para outros, fato é que nesta temporada o horário de verão foi mais curto e está prestes a dizer adeus. Neste fim de semana, os relógios devem ser atrasados em uma hora em 10 estados e no Distrito Federal. A mudança acontece à meia-noite de domingo (17).

O ajuste nos ponteiros do relógio vale para moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que engloba os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O horário de verão chegou a ser ameaçado em 2017, quando sua efetividade foi analisada pelo governo Temer. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, houve queda na economia de energia proporcionada pela mudança de horário.

Segundo o estudo realizado à época, o perfil de consumo não estava ligado ao horário e sim à temperatura, o que enfraqueceria a tese de que a alteração gera economia no consumo de energia elétrica. Os picos de consumo, apontou o ministério, foram registrados nas horas mais quentes do dia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?