Homens também podem ter câncer de mama, veja os sintomas e saiba como tratar a doença

Durante o mês de outubro, várias ações para a prevenção contra o câncer de mama nas mulheres são realizadas em milhares de cidades do Brasil.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a doença também pode atingir os homens. Segundo dados do Ministério da Saúde, para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer, existe um homem que contrai o tumor.

E para se prevenir contra o mal que em muitos dos casos não é dado muita importância pela falta de informação, é necessário ficar atento a qualquer mudança no organismo.

Segundo a médica Fabiana Tonelotto, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital do Câncer, as principais alterações são:

  • Retratação de pele
  • Aparecimento de nódulos ou caroços
  • Secreção pela aérola (mamilo)
  • Gânglios
  • Ínguas nas axilas
  • Vermelhidão e coceira no peito

Tatuagem no mamilo devolve autoestima

O tragamento para reverter o quadro é o mesmo aplicado para as mulheres através da radioterapia, quimioterapia e a hormonoterapia.

Segundo Fabiana, como o homem tem pouco tecido mamário, há mais facilidade do câncer infiltrar na pele e no músculo posterior do peito.

A médica explica ainda que é quase desnecessário que o paciente faça uma reconstrução da mama, porque os homens não têm mamas grandes. O que pode ser feito é a tatuagem do mamilo ou aréola.

Em 2017, foram registradas 16.724 mortes por câncer de mama feminino e 203 mortes masculinas. Os dados são do Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Brasil

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger