Hidratação, alimentos detox e muitas frutas são as dicas para uma boa alimentação neste verão

Hidratação, alimentos detox e muitas frutas são as dicas para uma boa alimentação neste verão Hidratação, alimentos detox e muitas frutas são as dicas para uma boa alimentação neste verão

Cotidiano

Por: Windson Prado

domingo, 03:43 - 18/02/2018

Windson Prado
Os cuidados com a pele, cabelos, com a saúde de uma forma geral, passam por um ponto comum: a alimentação. É um consenso entre todos os profissionais da saúde e da beleza que para um corpo funcional, é preciso manter uma alimentação regrada e ficar hidratado. No inverno e no verão a dica é a mesma. Preferir as frutas da estação, cuidar da quantidade de calorias e gorduras ingeridas e beber muito líquido, água, preferencialmente.
"Desafio é manter a temperatura do corpo, e deixá-lo hidratado", Clarissa Moura Grzeidak, 38, nutricionista
Estas são as principais recomendações da nutricionista Clarissa Moura Grzeidak, 38 anos. Com mais de 14 anos de consultório, a profissional comenta entre todas as orientações que dá aos pacientes, a de manter-se hidratado é uma das mais importantes nesta época do ano. “Um dos desafios do verão é manter a temperatura do corpo, com o suor constante perdemos quantidades consideráveis de água e minerais, como sódio e potássio. Assim, a ingestão de líquidos deve ser constante ao logo do dia e nunca devemos esperar ter sede, pois esse já é um sinal de desidratação”, destaca a profissional. Neste sentido, Clarissa destaca que água é o mais indicado. Podemos também nos refrescar com água de coco – de fontes minerais – chás naturais e sucos. “Os sucos são fontes de vitaminas e sais minerais. O legal é que podemos usar frutas e verduras de cor vermelha, amarela e laranja, elas são muito eficientes para proteger a pele, como melancia, tomate, laranja e cenoura”, cita a nutricionista. Ainda vale muito, segundo Clarissa, investir na abóbora, couve e brócolis que são muito ricos em substâncias antioxidantes que protegem a pele dos raios ultravioletas. Alimentos de cor amarelo-alaranjados e alguns verdes-escuros são ricos em betacarotenos. “Em nosso corpo, estas substancias agem na epiderme, atuando como refletores parciais dos raios UVA e UVB”, diz a especialista. Refeições É importante fazer de cinco a seis refeições por dia, cita Clarissa, três são principais – café da manhã, almoço e jantar - e dois lanches intermediários. “Sempre devemos dar preferência às frutas, verduras, legumes, cereais integrais, raízes e tubérculos.  Evitar frituras, alimentos gordurosos ricos em açúcares e alimentos prontos para consumos que são ricos em sódios e conservantes”. As dicas de lanche intermediário são: coco fresco - oleaginosas que são fonte de vitamina E e minerais como ferro, fósforo, magnésio, zinco, protegem a pele do sol - hidrata o nosso tecido, e também combate as queimaduras. Chia com frutas, ovos, iogurte natural, chá de hibisco e chá verde também são opções legais porque estes produtos possuem antioxidantes que são capazes de evitar os danos provocados pelos raios solares sobre a pele.
Café da manhã é uma das refeições principais de uma dieta correta | Foto Divulgação
Sucos Nossa especialista dá uma receita de um suco detox que além de muito gostoso é nutritivo e super fácil de fazer. Você vai precisar de: 1 rodela de abacaxi, 1 pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve e 20ml de água. É só bater tudo no liquidificador e se refrescar. Outros alimentos com propriedades detox que podem ser abusados neste verão são abacaxi, gengibre, couve, laranja, berinjela e melancia. “A ingestão hídrica varia conforme uma série de fatores como idade, peso, sexo, atividade física, clima e entre outros. Mas, em média, devemos consumir 2l de água para adultos e adolescentes e 1,2 para crianças”, finaliza Clarissa Moura Grzeidak, 38 anos, nutricionista.  
Suco verde é excelente para desentoxicar o organismo | Foto thinksock
 

Quer receber as notícias do Jornal de Joinville no whatsApp?  Basta clicar aqui

×