Hemosc estará fechado em janeiro em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/12/2017 - 09:12 - Atualizada em: 26/12/2017 - 14:09

O Hemosc de Jaraguá do Sul estará fechado no mês de janeiro em virtude do período de férias coletivas da unidade. A responsável pelo local, Raquel Ribas, destaca que durante o período o estoque de sangue do município será abastecido por outras unidades do Hemosc. “Fazemos parte da Hemorrede, por isso, quando o estoque deixado por nós no fim de dezembro estiver acabando, outras cidades atenderão à demanda. Não vai faltar sangue para os pacientes daqui”, garante Raquel.

Nesta terça-feira (26), o Hemosc estará aberto até 16h30. Depois, retorna somente no dia 2 de fevereiro, das 7h às 16h. Conforme Raquel, em Jaraguá do Sul a população costuma doar com frequência. Cerca de 30 coletas são realizadas por dia, o que é suficiente para atender aos pacientes da cidade, segundo a responsável. Segundo a coordenadora, as épocas mais críticas para o Hemosc são no início do inverno e na época de fim de ano, quando as pessoas costumam viajar.

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos, e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Para doar: faça agendamento pelo telefone (47) 3055-0454.

*Notícia atualizada às 14h08 do dia 26 de dezembro