Guarda Municipal de Joinville inicia as atividades do projeto Escola Cidadã

O projeto Escola Cidadã alcançou cinco escolas em 2018 e um total de 2.319 crianças. Para este ano, o objetivo é de dobrar o número de escolas atendidas | Foto Divulgação Guarda Municipal/Secom/Prefeitura de Joinville

Por: Windson Prado

06/03/2019 - 18:03

A Guarda Municipal de Joinville deu início às atividades do projeto Escola Cidadã, inciativa da Unidade de Segurança Pública, em Parceria com a Secretaria de Educação. O projeto promove palestras para alunos, pais e professores, além de atividades extracurriculares para os alunos.

As ações têm o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre temas direcionados às dificuldades identificadas nas unidades de ensino e promover a cidadania e uma melhor qualidade de vida no ambiente escolar.

Nos dias 25, 27 e 28 de fevereiro, a Guarda Municipal se reuniu com as comunidades das escolas municipais Anaburgo no Vila Nova, Presidente Castello Branco no Boa Vista e Elizabeth Von Dreifuss no Morro do Meio. O objetivo foi levar aos pais de alunos o conhecimento sobre o Ciclo de Conversas que realizarão com os estudantes durante o ano.

Os temas que serão trabalhados nas palestras são Direitos e Deveres – Cidadania; Bullying e Cyberbullying; Drogas Lícitas e Ilícitas. A Guarda Municipal vai trabalhar um tema por trimestre.

“Foram realizadas falas junto a diferentes comunidades, reunindo sempre um bom público. É a Guarda Municipal trabalhando em consonância com a visão institucional da corporação: ‘ser reconhecida pela sociedade como órgão de gestão, articulação e prevenção em segurança cidadã’”, destaca o gerente da Guarda Municipal, Sérgio Afonso de Souza.

O projeto Escola Cidadã alcançou cinco escolas em 2018 e um total de 2.319 crianças. Para este ano, o objetivo é de dobrar o número de escolas atendidas.

As escolas municipais Professor Sylvio Sniecikovski, Professor Oswaldo Cabral, Prefeito Nilson Wilson Bender, Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi e Doutor Ruben Roberto Schmidlin receberam o projeto no ano passado

Para 2019, outras cinco escolas serão adicionadas ao grupo, dobrando para dez o número de escolas atendidas.

“Vamos alcançar mais escolas através de novas parcerias. Além de ampliar a participação dos Bombeiros Voluntários, também contamos, neste ano, com a parceria do Departamento de Psicologia da Univille”, explica a gerente da Unidade de Segurança Pública da Seprot, Marlete Amorim.

Segundo Marlete, o projeto quer unir diferentes setores para prestar um atendimento completo aos estudantes e suas famílias, promovendo uma articulação para tornar cada vez melhor o relacionamento entre a comunidade e a escola.

“Estamos trabalhando a intersetorialidade em parceria com todos os serviços oferecidos pelo município para melhorar a qualidade de vida no ambiente escolar”, completa Marlete.

Guarda Municipal palestra sobre Políticas Públicas

A Guarda Municipal também realizou uma palestra na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Guanabara. No dia 23, aproximadamente 100 pessoas se reuniram para assistir à palestra sobre Políticas Públicas realizada pela Guarda Municipal de Joinville. A programação faz parte das atividades alusivas à Campanha da Fraternidade de 2019, cujo tema para este ano é “Fraternidade e Políticas Públicas”.

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?