Guaramirim tem 30 profissionais de saúde afastados por causa do coronavírus e secretaria pede apoio da população

O agravamento da pandemia do coronavírus nas últimas semanas em toda a região de Jaraguá do Sul tem colocado a população e municípios em alerta.

Em Guaramirim, foram registrados 100 novos casos até a tarde de terça-feira (8) e mais 39 entre terça e quinta-feira. Com cerca de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atualmente afastados por causa da Covid-19, o município pede que os moradores também façam sua parte.

A secretária da pasta Cheila Patricia Rohweder observa que o aumento nos casos também está afetando a equipe de profissionais que atende nas unidades de saúde, levando a afastamentos de cinco até sete dias, dependendo do tempo de desenvolvimento dos sintomas.

Por isso, explica Cheila, o atendimento nos postos de saúde para procedimentos que não sejam relacionados à Covid-19 começa a ficar prejudicado.

“Temos seis unidades que a gente está só com enfermeiro e com médico trabalhando, e com auxiliar de serviços gerais”, conta a secretária.

“Isso nos deu muito problema no atendimento. Às vezes o paciente vai procurar para fazer um curativo, mas não vai conseguir fazer naquele momento, ou talvez tenha que remanejar para outro posto de saúde porque a gente está com essa falta de profissional”, esclarece.

Para não deixar de atender o paciente, a equipe busca realizar todo procedimento que for possível no local, com os profissionais que estão trabalhando. Mas, quando não é possível, o paciente é remanejado para outra unidade que esteja com a equipe completa.

“E por mais que a gente queira contratar profissionais, a gente também está com falta de profissionais no mercado, está bem difícil de encontrar no momento”, diz Cheila.

A unidade de saúde que mais está sofrendo com a falta de profissionais é a do bairro Corticeira, informa a secretária. Porém, não é a região que mais registra casos de coronavírus. A maioria dos casos está concentrado nas áreas centrais, como Centro, Avaí e Amizade.

Centro de triagem

A Secretária de Saúde Cheila Patricia Rohweder também informa que há moradores buscando as unidades de saúde ao sentirem os sintomas do coronavírus, mas o recomendado é que os pacientes busquem o Centro de Triagem.

Foto Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Ela explica que a orientação é para o paciente com os sintomas respiratórios evitar as unidades de saúde, tanto para não sobrecarregar os postos de saúde, assim como para proteger o próprio paciente, evitando se expor ao risco de se contaminar ao ter que ir e voltar a procurar atendimento várias vezes.

“Por que é importante procurar o Centro de Triagem? Ali eles já fazem toda essa triagem, passa por enfermeiro, por médico, se precisar fazer o teste já consegue fazer na hora ou então agenda, conforme o sintoma do paciente”, aponta a secretária.

Todo o atendimento, do início ao fim, é feito no mesmo local, desde a triagem, a prescrição e entrega dos medicamentos e o protocolo de isolamento para o paciente e para os familiares, caso o resultado seja positivo.

“Então tudo fica concentrado num lugar só. Não precisa ir no posto para depois, no posto, eles mandarem ainda ir ao centro de triagem, facilita para o paciente”, diz Cheila.

Ela percebe que existe entre os pacientes com sintomas um medo de se contaminarem ao procurar atendimento no Centro de Triagem, mas que, justamente pela concentração de todos os serviços no mesmo local, a vantagem, tanto para o paciente, quanto para todo o sistema de saúde, é maior indo ao local específico para tratar a Covid-19.

O paciente também pode procurar atendimento 24 horas no Hospital Santo Antônio. São duas portas de entrada: uma para pacientes com sintomas respiratórios e outra para atendimento de sintomas não relacionados ao coronavírus.

“É um momento bem complicado, bem atípico, mas é importante todo mundo fazer sua parte, porque a gente faz a nossa parte. Nós estamos aqui trabalhando, estamos na linha de frente, cuidando de todo mundo, só que a gente precisa também que as pessoas se cuidem, nós adoecemos também”, diz a secretária.

“Que realmente a gente faça prevenção, precisamos nos prevenir, nos cuidar e cuidar de quem a gente ama, para conseguir minimizar os efeitos desse momento, que não está difícil só no municipio, é no mundo todo”, arremata.

O Centro de Triagem fica na rua João Butschardt, nº 365, em Guaramirim.

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul