Guaramirim repete parceria com Sesi e Senai em projeto para capacitação profissional

Prefeito Luís Antônio Chiodini e Jefferson Galdino assinaram parceira na manhã de sexta-feira (8) | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

09/03/2019 - 05:03 - Atualizada em: 12/03/2019 - 08:01

A sala de aula deve lotar nas próximas semanas em Guaramirim, mas não de crianças com seus materiais coloridos. São adultos ansiosos por conhecimento e oportunidade de entrada no mercado de trabalho com qualificação.

A parceria entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Sesi e Senai rendeu ótimos frutos em 2018 e o resultado não poderia ser outro: renovação.

A assinatura do projeto Educação Profissional para Promoção ao Mercado de Trabalho – Desenvolvimento Social, que irá ofertar em um primeiro momento mais de 200 vagas para capacitação profissional, com o foco em beneficiários do Cadastro Único, foi realizada na manhã desta sexta-feira (8). No ano passado, foram oportunizadas mais de mil vagas, com cerca de 800 formandos.

Para o supervisor de Educação Extensões da regional Vale do Itapocu, Rafael Rodrigues da Silva, os cursos se convertem em oportunidade de mudança de vida.

“É o desenvolvimento social acontecendo a partir da educação. É gratificante participar desse projeto e oportunizar isso para mais pessoas”, destaca.

Ele conta que após a formatura no primeiro ano de projeto, as próprias pessoas “cobravam” o retorno das aulas.

“O que mais nos surpreendeu foi isso, eles mesmos cobrando quando teria novamente e quando muitas pessoas se unem os projetos atingem o objetivo. São atores trabalhando para o bem comum”, diz.

Nove cursos serão oferecidos

O valor total investido pela secretaria é de R$ 100,5 mil para as 205 vagas. Serão nove cursos:

  • Panificação e confeitaria;
  • Torneiro mecânico;
  • Biscoitinhos;
  • Confeitaria artística;
  • Cupcakes;
  • Docinhos;
  • Leitura e interpretação de desenho técnico;
  • Modelagem avançada;
  • Operador de máquina de costura industrial.

O coordenador ressalta que a escolha dos cursos se deu após um estudo da demanda do município por profissionais qualificados nessas áreas.

Para o gerente executivo da regional do Sesi/Senai Vale do Itapocu, Jefferson Galdino, a parceria é exemplo para Santa Catarina e deve servir de inspiração para levar qualificação profissional a outros municípios. “Isso deve ser replicado para outras cidades do Estado e nós levaremos o projeto como exemplo”, salientou.

O prefeito Luís Antônio Chiodini afirmou durante o encontro para assinatura que o projeto está quebrando paradigmas no município, fazendo com que a visão da população de uma política assistencialista mude.

Ele enfatizou ainda a importância de gerar oportunidades para a qualificação profissional dos guaramirenses de diferentes idades, frisando que o valor disponibilizado pelo município por meio da secretaria não é um “gasto” e sim um investimento que trará retorno para os próprios cofres públicos.

“Estamos dando as condições para que as pessoas consigam se inserir no mercado de trabalho e se trata de um investimento de lucratividade gigante para o município. Essas pessoas serão mão de obra qualificada para as empresas que estão ou têm interesse em estar em Guaramirim. É tudo um ciclo”, analisa.

Para Chiodini, o projeto resgata ainda a dignidade da população mais vulnerável que pode não ter acesso a cursos profissionalizantes, tornando ainda mais difícil sua entrada no mercado de trabalho.

O público-alvo do projeto são famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, usuários do Bolsa Família, pessoas com deficiência ou em reabilitação, desempregados e trabalhadores que se encaixem nestas características e procuram qualificação.

Como se inscrever

A inscrição será realizada na unidade Senai Guaramirim (rua José Dequech, s/n, Centro) mediante apresentação da documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Folha Resumo do Cadastro Único (Caso o interessado não tenha, deve realizar o mesmo na Secretaria de Assistência Social e Habitação, na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro).

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?